26 de dezembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Colégio UNIFEBE encerra ano com reconhecimentos em programações científicas, esportivas e culturais

Participação ocorreu por iniciativas da instituição

O ano de 2023 foi de aprendizado e reconhecimentos à dedicação dos estudantes do Colégio UNIFEBE. Em diferentes áreas do conhecimento, iniciativas desenvolvidas internamente foram premiadas em eventos estaduais e nacionais.

Entre as conquistas registradas ao longo do ano, a mais recente foi o reconhecimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) pelos projetos focados na prevenção de desastres naturais. Na 7ª Campanha Aprender para Prevenir do Cemaden Educação, o Colégio foi escolhido a melhor participante na categoria Escola.

De acordo com o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, o ano foi produtivo e os resultados atingidos confirmam a qualidade de ensino adotada na instituição. Ele destaca o fator prático das atividades e os momentos de interação dos estudantes com laboratórios, o intercâmbio com os professores da Graduação e a metodologia adotada pelos professores na rotina escolar.
“Esses resultados chancelam a qualidade de ensino que é realizada na UNIFEBE e os prêmios individuais também reconhecem os resultados deste ensino, aprendizagem, as competências e o aprendizado que priorizamos, que é aplicado na prática e vai além do saber, avança ao saber fazer”, comenta.

Segundo a presidente da Fundação Educacional de Brusque (FEBE) e reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, o desempenho demonstra a qualidade de ensino e metodologias aplicadas na instituição, mantida pela fundação. “Estes resultados são fruto de dedicação de professores, estudantes e toda equipe que faz a educação oferecida no Colégio UNIFEBE ser uma referência regional”.

Reconhecimento
Trabalhos desenvolvidos internamente também se destacaram em eventos como a Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC). Nela, o trabalho Armazenamento em DNA sintético: A vanguarda da tecnologia de armazenamento de dados digitais, conquistou o 1º lugar geral da categoria Ciências Exatas e da Terra, enquanto o trabalho Paradoxo de Fermi ao Sinal Wow: uma hipótese para uma das maiores problemáticas da astrobiologia moderna foi reconhecido como melhor projeto de escola particular.

Três dos cinco trabalhos inscritos pelo Colégio UNIFEBE na Feira Regional de Matemática também receberam reconhecimento na programação. Ao longo de 2023, ainda houve propostas finalistas como o trabalho da equipe Uninasa, durante o HackNAV.

Outra distinção inédita, atingida por estudantes do Colégio UNIFEBE, foi no Concurso Colegio Del Año en Español. Na competição, organizada pela Embaixada da Espanha, a instituição foi a única da Região Sul reconhecia por seus projetos inscritos na edição da iniciativa. No esporte, a participação dos três times de futebol suíço da categoria mirim terminou com um segundo lugar, no masculino, e um, no feminino.

Editora UNIFEBE lança novos títulos

Editora UNIFEBE lança novos títulos