21 de junho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Em parceria com a UNIFEBE, Secretaria Municipal de Saúde inaugura sala de pequenas cirurgias

Universidade doou os equipamentos que serão utilizados no atendimento à comunidade

A parceria entre a UNIFEBE e a Prefeitura Municipal de Brusque possibilitou que na tarde desta terça-feira (21), um novo espaço de atendimento à população fosse inaugurado no Centro de Serviços em Saúde – Policlínica do município. A segunda sala de pequenas cirurgias será também um local de prática para os acadêmicos da 8ª fase do curso de Medicina da UNIFEBE, que desenvolverão a partir do próximo semestre as atividades práticas da unidade curricular de Habilidades Profissionais. Toda atuação dos acadêmicos de Medicina será supervisionada pelos profissionais especializados da Secretaria Municipal de Saúde de Brusque.

O espaço, localizado no primeiro andar da Policlínica, conta com eletrocautério, foco cirúrgico, maca, bisturi e outros instrumentos doados pela UNIFEBE. A prefeitura, por sua vez, cedeu a sala e profissionais especializados que serão os preceptores dos acadêmicos. A sala de pequenas cirurgias atenderá os pacientes que necessitam passar por procedimentos que podem ser realizados em ambulatórios com anestesia local, como retirada de pequenos tumores de pele, verrugas, lipomas e cistos sebásticos, por exemplo.

“Com esse espaço vamos proporcionar a ampliação da rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e trazer os alunos para o aprendizado com os profissionais especializados. Nossos acadêmicos de Medicina têm contato com os pacientes desde o primeiro semestre, mas nesse momento é que de fato eles irão intervir sobre o corpo humano. E isso representa um importante passo para a formação desses futuros médicos, para que possamos entregar para a sociedade profissionais capacitados, gabaritados e aptos a exercer a medicina na sua plenitude”, destaca o secretário de saúde de Brusque e coordenador de Medicina da UNIFEBE, doutor Osvaldo Quirino de Souza.

Durante a entrega dos materiais, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, salientou o impacto positivo que a parceria entre a universidade e o poder público tem causado para a comunidade brusquense. “A inauguração da sala é um marco significativo dessa parceria de anos que vêm se consolidando dia após dia. Uma parceria que visa beneficiar a sociedade, visto que é bom para o município, para a universidade, para o aluno, mas que o resultado final disso é uma melhoria significativa na qualidade dos serviços e na velocidade de atendimento”, complementou a reitora.

O vice-prefeito de Brusque, pastor Gilmar Doerner, participou da entrega oficial da sala e parabenizou a todos que se dedicaram para que o novo espaço fosse entregue à comunidade. “Tenho a certeza de que fará muita diferença para a nossa população e ajudará muitas pessoas. Parabéns à UNIFEBE, parabéns a essa gestão e aos servidores que fizeram isso acontecer. Estou muito feliz e grato por participar desse momento”, concluiu o vice-prefeito.

Além dos equipamentos para atendimento à população, a sala de pequenas cirurgias foi decorada para humanizar e melhor acolher os pacientes. Os brusquenses que precisam passar por esses procedimentos devem, primeiramente, agendar uma consulta na Unidade Básica de Saúde do bairro, para que o médico encaminhe o paciente para a Policlínica.

A entrega do novo espaço foi prestigiada pelo vice-reitor da UNIFEBE, professor Sergio Rubens Fantini, pelo pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, pela diretora-geral de saúde, Camila Pereira, por médicos e profissionais administrativos da Secretaria Municipal de Saúde.

Reitor da UNIFEBE participa do 3º Encontro Internacional de reitores

29 de julho de 2014