30 de outubro de 2009

Encerrado o Simpósio de Eletromecânica e Engenharia de Produção

Encerrou nesta quinta-feira (29), o Simpósio Integrado de Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Industriais – Eletromecânica da Unifebe – Centro Universitário de Brusque. O evento reuniu acadêmicos e profissionais do ramo, desde o dia 26 de outubro, no Auditório do Bloco C do Campus no bairro Santa Terezinha. O último dia contou com palestras sobre os processos de fabricação e a gestão de produção.

Às 19h desta quinta-feira (29), Gediael Bernardes ministrou a palestra "Processos de fabricação – Forjamento a frio". O profissional falou das etapas do processo de fabricação e empacotamento de produtos e da aplicabilidade dos produtos a partir das diferenças de forma e tamanho. Logo após, aconteceu a palestra com Carlito Jaime Moskorz sobre "Gestão da Produção ERP Sapiens". Moskorz explicou o funcionamento do sistema, seus benefícios e também destacou que o ERP Sapiens é uma ferramenta fácil e rápida, que se bem utilizada permite calcular custos e fazer previsões de venda para a empresa.

"Foi uma palestra bem informativa e didática. Achei muito boa, principalmente porque muitos acadêmicos não conhecem os temas abordados. Os exemplos práticos e vivências de mercado acrescentam muito", destacou Artur Felipe Fischer, acadêmico da 1ª fase de Engenharia de Produção.

Já Franciele Santos, acadêmica da 2ª fase de Engenharia de Produção, disse que as palestras abordaram assuntos novos para ela. "Sempre aprendo com eventos como este. Como é tudo muito recente para mim, me sinto estimulada ao saber como o processo acontece na prática, a partir do depoimento dos palestrantes".

Os coordenadores dos cursos de Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Industriais – Eletromecânica, Cássio Aurélio Suski e Claudemir Aparecido Lopes, respectivamente, encerraram o evento ressaltando que a semana foi muito produtiva e que as palestras complementam os ensinamentos repassados em sala de aula.

Texto: Natália Uriarte Vieira

Acadêmicos da Unifebe participam do JASC