notícias colégio
Notícias
12 de dezembro de 2025
por: João Roberge
João Roberge

Engenharia Civil da UNIFEBE fecha semestre com seis visitas técnicas

Turmas verificaram etapas de construções, estiveram em feira e fizeram imersão em empresa de tecnologia

O contato com as práticas das profissões e as tendências do mercado esteve em alta no segundo semestre de 2025, no Curso de Engenharia Civil da UNIFEBE. Em seis visitas, realizadas entre agosto e novembro, estudantes puderam ver de perto diferentes construções em andamento, verificar a aplicação de técnicas e a realização de etapas. Eles também tiveram contato com o mercado da construção civil e conheceram mais sobre a tecnologia aplicada aos seus campos. As atividades contaram ainda com a participação de estudantes de Arquitetura e Urbanismo.

Tecnologia

Em agosto, os acadêmicos realizaram uma visita técnica à AltoQI, uma empresa de tecnologia de Florianópolis que é referência nacional em soluções de software para projetos baseados na metodologia BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção).

O objetivo da visita foi realizar uma imersão prática no universo da tecnologia voltada às áreas dos estudantes. Foi possível conhecer mais sobre os processos de desenvolvimento de ferramentas digitais voltadas à modelagem, simulação e análise de edificações, além de explorar inovações e práticas sustentáveis.

Foi uma experiência enriquecedora, conforme relata a estudante Kamilli Heil, da sexta fase do Curso de Arquitetura e Urbanismo. “Foi possível compreender mais profundamente o funcionamento dos programas que já utilizo na faculdade e visualizar os bastidores de como eles são desenvolvidos. Além disso, foi possível conhecer a estrutura interna da empresa, observar sua organização e entender a dinâmica de trabalho das equipes.”

“Foi uma experiência muito positiva, especialmente por abordar conteúdos diretamente relacionados ao que estávamos aprendendo em Expressão Gráfica”, destaca Matheus de Amaral, estudante da quarta fase de Engenharia Civil.

A empresa desenvolve os chamados gêmeos digitais, que são cópias virtuais tridimensionais de construções. Conforme relata o coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Marcelius Aguiar, o grupo de pesquisa de seu curso possui um projeto vinculado ao tema.

“Nós já desenvolvemos uma parte dessa metodologia e agora os alunos tiveram a oportunidade de ver esse modelo na parte da construção civil. Isso é muito importante, porque aquilo que eles aprendem em sala de aula, na parte teórica, eles puderam verificar de forma prática nos edifícios e no próprio edifício da AltoQI.”

A turma na feira Construir Aí

Feira em Balneário Camboriú

Já em setembro, foi a vez de os acadêmicos irem à Feira Construir Aí, em Balneário Camboriú. No evento, foi possível fazer uma aproximação da realidade produtiva e tecnológica do setor da construção civil, num contato direto com expositores, soluções construtivas, materiais, sistemas e tendências aplicadas a obras e canteiros.

“Foi o lugar em que mais aprendi. A variedade de estandes e temas ligados à Engenharia Civil trouxe uma visão ampla e atualizada do setor, contribuindo significativamente para minha formação”, destaca o acadêmico.

A coordenadora do Curso de Engenharia Civil, Vivian Wildner, explica que essas atividades fortalecem o aprendizado e fazem a diferença na formação dos futuros profissionais.

“É extremamente importante os acadêmicos visualizarem na prática, na vida real, a aplicação de todo o conteúdo que eles estão estudando em sala de aula. A feira Construir Aí mostrou as tendências de mercado de construção modular. É o mesmo tema que eles estão estudando na curricularização da extensão, por exemplo.”

O serviço de execução de estacas tipo hélice contínua

Fundações e obra

Em outubro, o tema foi a execução de fundações. Os estudantes estiveram na Aude Fundações, em Brusque, e observaram o serviço de execução de estacas tipo hélice contínua e outras atividades relacionadas a estas estruturas.

Semanas depois, a visita foi focada na teoria do componente curricular Topografia II com sua aplicação prática em um empreendimento real: o condomínio Privia Residence, da Lumis Construtora. Nele, as turmas identificaram as etapas do levantamento e da locação de obras e puderam compreender melhor a importância dos instrumentos e métodos de medição no controle geométrico de edificações.

Essa foi uma das visitas mais marcantes para Matheus. “O destaque dessa experiência foram os mapeamentos feitos com drone ao longo da obra, permitindo visualizar de forma precisa a evolução do empreendimento.”

Alto padrão

Já no final do semestre, em novembro, as turmas visitaram o Edifício Origem 3300, da Neuhaus Incorporadora, em Balneário Camboriú. Dessa vez, todos observaram as etapas executivas, os sistemas construtivos e as tecnologias aplicadas a um edifício vertical, com 32 pavimentos.
O professor Pedro Thiago Venzon afirma que a atividade visou integrar teoria e prática, permitindo que os alunos identificassem técnicas construtivas modernas, avaliassem o controle de qualidade, reconhecessem a aplicação das normas técnicas (ABNT/NBR) e compreendessem os desafios operacionais de empreendimentos de grande porte.

“Durante a atividade, os estudantes puderam observar diferentes etapas construtivas, dialogar com profissionais envolvidos no empreendimento e identificar soluções estruturais, tecnológicas e de gestão que fazem parte do cotidiano da engenharia civil. Esse contato direto com a realidade profissional reforça a formação prática que a UNIFEBE valoriza e fortalece o desenvolvimento de competências essenciais para a atuação dos nossos futuros engenheiros.”

Os acadêmicos conhecem os trabalhos no edifício Origem 3300

Bloco I

Até no próprio campus, os estudantes puderam realizar uma visita técnica. Em agosto e novembro, turmas estiveram nas obras do Bloco I, que está em construção e será parte do Colégio UNIFEBE. A inauguração está prevista para março de 2026.

Kamilli explica as particularidades da obra, preparada para fins institucionais e em um estágio mais avançado de execução. “Essa condição permitiu visualizar com mais clareza como será o projeto finalizado, entendendo melhor os acessos, fluxos e dinâmicas de funcionamento do futuro edifício. Além disso, por acompanhar diariamente o avanço externo da obra ao frequentar a faculdade, foi especialmente interessante observar de perto cada detalhe e compreender tecnicamente aquilo que antes eu via apenas de longe.”

Bloco I
A visita técnica nas obras do Bloco I

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Campeãs brasileiras do vôlei são homenageadas

Campeãs brasileiras do vôlei são homenageadas


27 de outubro de 2009
Coro UNIFEBE seleciona novos integrantes
Bolsas de Estudo

Coro UNIFEBE seleciona novos integrantes


26 de fevereiro de 2021
Unifebe lança Cartilhas de Direito em Braile

Unifebe lança Cartilhas de Direito em Braile


28 de setembro de 2009
Skip to content