14 de maio de 2015

Engenharia Civil realiza primeira semana de curso com palestras no Santos Dumont

Termina na quinta-feira, 14 de maio, a 1ª Semana Acadêmica de Engenharia Civil do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. O evento será realizado a partir das 19 horas na Sociedade Santos Dumont.

A noite de encerramento terá as palestras “Processo de produção do cimento, dosagem e tipos de concreto” com o engenheiro Jurandi Junior e “Aprendendo com os erros” com o engenheiro civil Luiz Carlos Gulias Cabral.
O evento é voltado aos estudantes dos cursos de engenharia e áreas afins, profissionais da área, professores e membros da comunidade. A entrada é gratuita.

Palestras

A primeira noite de palestras foi realizada na noite de quarta-feira, 13. Segundo o coordenador do curso, Jaison Homero de Oliveira Knoblauch, a semana foi planejada, incluindo o Desafio das Pontes de Macarrão e contemplando palestras com assuntos pertinentes à área.

“Foram selecionadas palestras nacionais com profissionais renomados que certamente irão proporcionar mais conhecimento, técnica, e outras visões além da sala de aula”, diz.

O primeiro palestrante, o engenheiro Jorge Osmar Pinto da empresa Nacional Fundações, falou sobre o tema “Patologia em Fundações do tipo estaca Hélice”. De acordo com ele, é fundamental que o engenheiro acompanhe todo o processo de fundação para evitar possíveis problemas na execução de uma obra.

“É preciso ter um grau de responsabilidade muito grande na escolha do tipo de fundação, e depois na escolha da empresa que irá executar esse tipo de fundação, indicando os controles que se deve ter. A fundação é uma parte muito importante da obra e se torna mais difícil de controlar porque está debaixo da terra. Qualquer situação malfeita não pode ser vista no olhar, como um pilar com trincas, por exemplo”, diz.

O palestrante elogiou a proposta da semana acadêmica da UNIFEBE. “Na faculdade, estamos muito envolvidos com livros, números e pouco nos preocupamos com a vida profissional. Nesse lapso, uma conversa desse nível, com alguém que já está trabalhando faz anos, é extremamente importante para abrir os olhos em relação ao que vem pela frente. Parabenizo a faculdade pela inquietude de trazer profissionais da área”, elogiou.

Modelo Mola

Depois, o arquiteto Marcio Sequeira de Oliveira conversou com os acadêmicos sobre o projeto “Mola – Uma nova maneira de estudar e ensinar o comportamento das estruturas”. Ele explica que esse produto é um modelo físico que simula o comportamento de estruturas de uma forma intuitiva e qualitativa.

“É uma maneira de simplificar o assunto tornando-o mais acessível a qualquer pessoa interessada no estudo de estruturas. Ele facilita o trabalho, principalment, na fase inicial de concepção dos projetos. O engenheiro e o arquiteto vão estar mais preparados para escolher a solução estrutural mais adequada para cada situação”, conta.
O modelo funciona como uma espécie de lego para engenheiros e arquitetos.

“É mais interessante porque é concreto. Você consegue visualizar os fenômenos físicos que acontecem nas estruturas e isso torna o assunto muito mais interessante”, explica. Quem quiser saber mais sobre o produto pode acessar a página Mola Model no facebook.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br