25 de novembro de 2009

Ensino Religioso é tema de debate entre educadores

A reitora da Unifebe, profª. Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, participou na noite de terça-feira, dia 24, de um debate realizado na Faculdade São Luiz, sobre o Ensino Religioso como Componente Curricular na Educação. A discussão contou ainda com a participação da Secretária de Educação de Brusque, Gleusa Fischer, do professor de Ensino Religioso e Cultura Escolar, Elcio Cechetti, e a mediação do Padre Adilson Colombi.

O tema gerou uma série de discussões a respeito da aplicabilidade desta disciplina, que segundo a Constituição Federal é de matrícula facultativa. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no artigo 133, destaca o Ensino Religioso como parte integrante da formação básica, porém, em contradição, a disciplina deve seguir com matrícula facultativa e deve assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa no Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

A partir destes preceitos e contradições entre a lei e efetiva aplicação da disciplina, os educadores presentes manifestaram diferentes opiniões. Foram citadas diversas questões, entre elas, a carência de profissionais habilitados para atuar na área, além dos problemas relacionadas às diferentes nomenclaturas dos cursos de formação destes profissionais, dos conteúdos abordados em sala de aula, da carga horária semanal desta disciplina. Outro problema levantado foi a opção que a escola dará aos alunos que escolherem não participar da aula de Ensino Religioso, considerando que ela é facultativa.

A reitora da Unifebe, profª. Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, destacou: "Sabemos que chegará um momento em que teremos que avançar nesta discussão. A LDB legisla contraditoriamente à Constituição. Ainda falta consciência da família em relação a estes direitos, para que se chegue ao ponto de dizer – tira-se isso efetivamente do currículo e torne a disciplina efetivamente facultativa". Sobre isso, a reitora acrescentou que escolas de outros Estados brasileiros já deram encaminhamento, no sentido de colocar todos os conteúdos abordados no Ensino Religioso em outra nomenclatura que seja componente curricular e que trate dos fundamentos das preocupações que as sociedades humanas têm com a questão da espiritualidade.

Texto e fotos: Natália Uriarte Vieira

1º Termo Aditivo Edital Unifebe nº. 31/10 – Processo Seletivo Monitor Curso de Ciências Contábeis

10 de novembro de 2010
Edemir Manoel dos Santos assume coordenação de Contábeis