notícias colégio
Notícias
19 de setembro de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Escola de Gaspar recebe visita técnica de acadêmicas da UNIFEBE

Atividade possibilitou conhecer infraestrutura e atuação na escola Sítio Pássaro Encantado

Como parte do componente curricular de Didática, acadêmicas da 2.ª fase do curso de Pedagogia visitaram a Escola Sítio Pássaro Encantado, no Pátio Lagoa, em Gaspar. O roteiro de visita técnica focou na análise da atuação dos educadores, da infraestrutura e da gestão do espaço.
De acordo com a acadêmica Alannis Silva Grigorio de Lana, a visita técnica amplia o repertório pedagógico dos participantes e serviu de inspiração para novas perspectivas acerca da educação infantil. Ela ressalta o respeito à infância, o incentivo à exploração e ao descobrimento, assim como a construção de vínculos como características presentes no trabalho prestado na instituição.
“Senti-me deslumbrada com a experiência de conhecer um espaço tão inspirador e didático. Percebi que ainda é possível sonhar com uma realidade diferente para minhas crianças. Observar cada detalhe daquele lugar foi como enxergar a identidade de cada estudante que ali aprende. Tivemos a oportunidade de vivenciar, na prática, aquilo que a professora Juliana compartilhou em sala de aula.”

A atividade foi acompanhada pela professora Juliana Pedroso Bruns. Segundo ela, o roteiro foi uma possibilidade de os participantes terem contato com práticas pedagógicas consideradas inovadoras, que valorizam a relação com a natureza, a valorização do brincar e a mediação sensível do conhecimento.
As acadêmicas puderam refletir sobre o papel da professora, o protagonismo infantil e a organização dos tempos, espaços e saberes, aprofundando sua compreensão teórica e prática das concepções contemporâneas de ensino-aprendizagem”, salienta.

Vivência prática
A coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia – Anos Iniciais, professora Gissele Prette, reconhece a contribuição que a experiência proporcionou para as acadêmicas. Para ela, ao conhecer metodologias diferenciadas e poder dialogar com profissionais comprometidos com uma educação inovadora, o grupo teve a oportunidade de articular teoria e prática de forma mais significativa.

“O contato com práticas pedagógicas que estimulam a autonomia, valorizam o brincar e respeitam o tempo da infância amplia o olhar das acadêmicas sobre as múltiplas possibilidades de organizar o processo educativo”, descreve.

Ela destaca a possibilidade de fortalecimento da compreensão sobre a rotina da profissão e a didática aplicada. “Esse tipo de vivência amplia o repertório pedagógico e contribui para que as futuras pedagogas se preparem para atuar de maneira sensível, crítica e criativa nos diferentes contextos educacionais”, avalia.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Universidade chilena promove curso intensivo de espanhol

Universidade chilena promove curso intensivo de espanhol


04 de outubro de 2010
Estudantes de Moda promovem desfile e inclusão social

Estudantes de Moda promovem desfile e inclusão social


16 de junho de 2011
Água é tema de reflexão na Unifebe

Água é tema de reflexão na Unifebe


20 de março de 2007
Skip to content