notícias colégio
Notícias
30 de junho de 2016

Estágio de acadêmica de Psicologia no Corpo de Bombeiros é referência no Estado

Tudo começou com um projeto específico do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE ainda no primeiro semestre de 2015. Com o tema “Aspectos psicológicos associados ao estresse em bombeiros militares” a atual acadêmica da 9ª fase de Psicologia, Karina Martins, passou a acompanhar as ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Guabiruba (SC), e a aplicar questionários individuais sobre o assunto para a realização de oficinas de habilidades sociais e aconselhamento.

O projeto deu certo, foi apresentado no V Fórum Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão da UnC da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, ganhou destaque entre as outras corporações e agora serve de modelo para outras entidades. Para isso, o trabalho está disponível para consulta na biblioteca digital do site dos Bombeiros Militares de Santa Catarina.

Projeto

estagio-corpo-de-bombeiros (1)

O trabalho iniciado pela aluna, orientado pela professora Jeisa Benevenuti,  tornou-se um projeto de extensão voltado ao aconselhamento individual com os militares. Agora, Karina atua uma vez por semana no quartel de Bombeiros de Guabiruba, fazendo o acompanhamento dos militares.

A atividade é realizada com o objetivo de caracterizar as necessidades específicas decorrentes do exercício profissional de Bombeiros Militares, apoiar o desenvolvimento de comportamentos que visem o bem-estar e qualidade de vida aos profissionais, apoiar e oferecer acolhimento psicoterapêutico por meio de técnicas que promovam o desenvolvimento pessoal e profissional.

— Desde que iniciei o trabalho, a iniciativa despertou muita curiosidade. Até então, era um campo que não havia recebido nenhum trabalho na área da psicologia. Após o Fórum integrado, eu passei a receber muitos e-mails das pessoas que viram minha apresentação e queriam saber mais informações — conta.

Karina explica que a ideia do projeto surgiu de uma curiosidade pessoal.

— Sempre tive muito respeito pela profissão dos Bombeiros e quando pensei em fazer o projeto lá foi tudo muito rápido. O comandante, sargento Carlos Henrique de Andrade, logo aceitou a proposta e demos início ao trabalho. Todos foram muito receptivos com a minha presença no campo e aprendi muito com eles. Hoje, apesar de ser individual, tenho um bom contato com o restante da equipe, e fiz fortes laços de amizade — afirma.

segundo o sargento Carlos Henrique de Andrade os benefícios já são percebidos na corporação.

— Do momento em que o trabalho foi iniciado até agora já notamos bastante diferença no nosso dia a dia. Às vezes o pessoal traz o problema de casa para cá e leva os problemas daqui para casa, então eles precisam conversar com alguém. Agora eles estão mais voltados para o serviço, o resultado foi muito bom — explica.

Para o soldado Tiago Meneguetti, o trabalho realizado pela acadêmica traz inúmeros benefícios tanto para a equipe dos bombeiros quanto para a comunidade.

— Esse acompanhamento nos auxiliou a manter a calma nas mais diversas situações, que geralmente estão acompanhadas com bastante apelo emocional, temos um controle maior para saber a hora certa de agir — diz.

Segundo o sargento Henrique o trabalho é inédito nos Bombeiros e agora, com a disponibilização no portal catarinense, deve servir de exemplo também para outros quartéis.

Para saber mais sobre o projeto, acesse aqui. 

 

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

Brusque foi inspiração para V Unimoda da Unifebe

Brusque foi inspiração para V Unimoda da Unifebe


19 de outubro de 2006
UNIFEBE informa alterações no horário de atendimento – 2011

UNIFEBE informa alterações no horário de atendimento – 2011


22 de dezembro de 2011
Processo Seletivo de Estagiário para o Laboratório do Curso de Ciências Contábeis

Processo Seletivo de Estagiário para o Laboratório do Curso de Ciências Contábeis


22 de dezembro de 2010
Skip to content