A cada edição, o público parece aumentar para acompanhar o teste de resistência do tradicional desafio das Pontes de Macarrão, realizado pelo curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.
Na noite de segunda-feira, 19 de outubro, não foi diferente, e o átrio do bloco A ficou tomado por estudantes e curiosos durante a 6ª edição do evento, que integra a 2ª Semana Acadêmica de Engenharia Civil.
Participaram do teste acadêmicos da 2ª e 3ª fase de Engenharia Civil e 3ª fase de Arquitetura e Urbanismo.
Pontes grandiosas, bonitas e ousadas chamaram a atenção no desafio, mas o que todos queriam ver era a resistência das estruturas e se o recorde de 62kg seria quebrado.
Quase. Uma das pontes construídas pelos acadêmicos aguentou 102 kg, porém foi desclassificada por exceder o peso máximo de 1kg de estrutura, estabelecido seguindo parâmetros de competições internacionais.
A ponte vencedora, também considerada a mais bonita da competição, resistir à marca de 57kg. “A cada edição nosso objetivo é superar as metas alcançadas e sempre inovar, melhorar e trazer conhecimento ao nosso estudo de estruturas. Dessa vez tivemos 18 pontes participando”, conta a professora Angela R. Schlindwein, responsável pelo desafio.
Desafio das Pontes
Para montar as estruturas, os alunos precisam seguir algumas regras: utilizar macarrão nº 7 da massa Barilla, colas epóxi do tipo massa ou do tipo resina, tubos de PVC em cada extremidade de apoio e um suporte de ferro para o teste de resistência.
As estruturas deviam ter no mínimo cinco centímetros de largura e no máximo 20 cm, com até 50 cm de altura. O peso máximo da ponte não poderia ultrapassar a marca de 1 kg, caso contrário, estaria desclassificada.
Durante o primeiro teste de resistência, as pontes devem aguentar o peso de 2kg por 10 segundos. Depois, cada grupo adiciona o peso a seu critério, respeitando a pausa de 10 segundos para o teste da estrutura.
Palestras
Durante a noite também foi realizada a palestra de abertura “Técnicas de Revegetação de Taludes, evolução da Hidrosseameadura no Brasil” ministrada pelo engenheiro florestal Antonio Fernando Zimmermann, responsável técnico da Vetiver Soluções Ambientais.
Na ocasião, o coordenador do curso, Jaison Homero de Oliveira Knoblauch, ressaltou que o evento é uma oportunidade para complementar a formação dos acadêmicos.
“A semana é planejada para trazer novidades e novos olhares dos assuntos para os nossos alunos. No próximo semestre, estamos planejando uma parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo para a realização do evento. Assim, teremos palestras, workshops e exposições de empresas”, antecipa o coordenador.
Na terça a programação continua com a oficina “Direção defensiva e primeiros socorros” a partir das 13h30, no auditório do bloco C. Às 18h30 a palestra “Sustentabilidade na Construção Civil” ganha destaque.
O encerramento do evento contará com quatro palestras às 19h: “Softwares para o Engenheiro Civil” na sala 25D, “Licitações em obras públicas: papel do engenheiro civil” na sala 27D, “Patologia e a construção civil, quando as coisas podem dar errado” na sala 31A e “Dinâmica em Oratória: Como influenciar pessoas” na sala de dança do bloco E.
Mais informações e inscrições para a semana na coordenação do bloco C ou pelo telefone (47) 3211-7215.
Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223