02 de setembro de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Estudantes da UNIFEBE realizam pesquisas científicas sobre Mobilidade Urbana Sustentável em parceria com a Alemanha

Buscar meios de estimular a locomoção não motorizada tem sido o foco dos trabalhos.

A participação dos estudantes em pesquisas científicas, com foco na comunidade, tem sido um dos frutos dos workshops realizados entre o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e a Universidade de Karlsruhe, da Alemanha. O tema Mobilidade Urbana Sustentável é um dos assuntos estudados pelos acadêmicos, que pesquisam meios de facilitar e estimular a locomoção não motorizada e segura de pedestres e ciclistas.

A pesquisa, que inicia com um panorama atual de Brusque, leva em consideração as principais vias de circulação de veículos motorizados, principalmente individuais, e os impactos desse meio de locomoção na mobilidade do município. A partir de uma análise e com base em outras pesquisas, os estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Psicologia e Sistemas de Informação desenvolvem formas de tornar o transporte público mais atrativo e eficiente, e de ampliar os espaços de circulação de pedestres e ciclistas.

O professor Francisco Alberto Skorupa, um dos orientadores da pesquisa, salienta que os workshops internacionais têm expandido esse contato dos acadêmicos com a pesquisa. “Os estudantes têm desenvolvido um olhar mais sustentável, trabalhando como meta a redução da quantidade de veículos motorizados individuais nas vias. A parceria com a Alemanha também tem proporcionado essa troca de experiências a favor da comunidade”, frisa Francisco.

Para a supervisora de Pesquisa e Internacionalização da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, a pesquisa científica vai além dos números ou dados obtidos. “Ela estimula, a partir do conhecimento, que os acadêmicos sugiram melhorias nos mais variados âmbitos da sociedade. Por isso que, como universidade, nossa preocupação é com temáticas que surtam efeitos em nossa comunidade e que proporcionem aos nossos alunos experiências inovadoras”, enfatiza

O exemplo mais recente incentivado pela parceria com a Alemanha tem sido a pesquisa sobre os impactos da Covid-19 na mobilidade urbana de Brusque. O questionário on-line servirá de base para estudos na universidade e será entregue ao poder público municipal.

Resultado Final do Proc. Sel. Tec. Admin. – função de Servente (03 vagas)

10 de julho de 2008
Vestibular de Verão Unifebe – Confira o Resultado – 2008.1

12 de dezembro de 2007