Acompanhados de acadêmicos da 7.ª fase do curso de Pedagogia – Anos Iniciais da UNIFEBE, estudantes do 4.º ano do Ensino Fundamental da escola Nova Brasília tiveram uma experiência imersiva no Laboratório de Engenharia Química da UNIFEBE. A atividade permitiu aos visitantes utilizarem microscópios para observação de amostras em lâminas, em uma ação voltada ao estudo dos microrganismos.
Como uma das acadêmicas que acompanhou a atividade, Thais Cristina Dada, da 7.ª fase, salienta os resultados observados com a integração de ações entre universidade e escola. De acordo com ela, a iniciativa desenvolvida durante o Estágio Supervisionado III trouxe contribuições para a formação de estudantes e acadêmicos.
“Levar as crianças até a UNIFEBE foi um momento de encantamento. Vimos nos olhos deles o quanto aquele momento era novo, mas, ao mesmo tempo, de muito aprendizado. Elas puderam conhecer um pouquinho do nosso mundo acadêmico, um novo ambiente de aprendizagem, e se sentiram parte de algo maior”, afirma.
Interdisciplinar
A proposta, conforme a professora Shirlei de Souza Corrêa, responsável pela atividade, foi desenvolver uma iniciativa interdisciplinar, que contou com parceria do curso de Engenharia Química. Além da visita técnica, os estudantes tiveram atividades na escola e aulas voltadas ao tema.
Na avaliação da professora, o projeto teve resultados positivos ao proporcionar vivências práticas e em contextos reais para os futuros professores. Entre outros benefícios indicados por ela estão a possibilidade de consolidação de competências como a capacidade de planejamento, observação e mediação da aprendizagem em diferentes tempos e espaços.
“A proposta reafirma o compromisso da formação docente com o desenvolvimento integral dos estudantes e com uma educação que ultrapassa os limites do espaço escolar, aproximando a universidade da comunidade e fortalecendo a dimensão social e transformadora da prática educativa”, descreve.
União entre teoria e prática
Na avaliação da coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia-Anos Iniciais, professora Gissele Prette, o Estágio Supervisionado representa a essência da formação docente referenciada no curso, um espaço de união da teoria e da prática. Conforme ela, as atividades desenvolvidas no momento da formação devem proporcionar aos acadêmicos a compreensão do sentido real de ensinar, aprender e transformar.
“A proposta desenvolvida na Escola Nova Brasília, em parceria com o curso de Engenharia Química, demonstra o poder da interdisciplinaridade e o quanto ela potencializa o aprendizado, tanto das crianças quanto dos futuros professores. Ao articular ciência, experimentação e práticas pedagógicas criativas, nossos acadêmicos vivenciaram uma formação que ultrapassa os limites da sala de aula e se conecta com o mundo, despertando a curiosidade, o encantamento e o prazer de aprender”, indica. “É inspirador ver nossos estudantes assumindo, com entusiasmo e responsabilidade, a missão de formar novas gerações investigativas e apaixonadas pelo conhecimento”, descreve.