notícias colégio
Notícias
05 de abril de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Estudantes de Pós-Graduação da UNIFEBE participam de visita técnica no Presídio Regional de Brusque

Atividade integrou a disciplina de Inteligência Emocional para Alta Performance

Com o intuito de instigar o estudante a se autoperceber, ao ser inserido em um ambiente fora de sua zona de conforto, a professora Jô Rosa, da disciplina de Inteligência Emocional para Alta Performance, levou os alunos da Pós-Graduação MBA em Coaching e Consultoria Executiva: ênfase em pessoas e negócios, para uma visita técnica ao Presídio Regional de Brusque. “A proposta era que, ao conhecer o local, em cada passo, eles percebessem, seus sentimentos, emoções e preconceitos”, elucida a professora.

A visita técnica foi a primeira vez da estudante, Daniela Evelly Lima da Silva Monteiro, no local onde atualmente é o Presídio Regional de Brusque. De acordo com Daniela, o maior desafio da atividade era desconstruir uma visão preestabelecida sobre a prisão e os presos, de que o ambiente seria cheio de grades e com superlotação de detentos. “Chegando lá me impressionei com a limpeza e a organização da local”, revela a aluna.

A professora Jô Rosa destaca que, romper essas barreiras são essenciais no processo de autoconhecimento e no aprimoramento dos profissionais que geralmente atuam na gestão de pessoas e negócios. “Muitas vezes, diante de uma situação rotineira, não conseguimos nos autoperceber e, em situações de desconforto, observamos o quanto temos crenças limitantes, geradas de uma forma familiar ou social, e o quanto elas são responsáveis por gerar estereótipos. Lá, eles perceberam essa individualização, a necessidade de enxergá-los como cidadãos e seres humanos”, complementa.

Durante a atividade, acompanhados pela professora, os estudantes conheceram a estrutura do presídio, as ações desenvolvidas com os detentos e os serviços disponibilizados, visando à reintegração deles na sociedade. Eles ainda puderam conversar com a equipe técnica e os servidores do presídio. “Foi uma visita bastante enriquecedora para minha vida pessoal e profissional. Me fez sair de lá com uma visão diferente da vida, das pessoas e até mesmo do sistema prisional que temos em nosso estado. Desconstruiu preconceitos e nos fez entender a importância de reconhecê-los em nós”, enfatiza Daniela.

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Hoje é dia do profissional da Contabilidade

Hoje é dia do profissional da Contabilidade


25 de abril de 2012
Comunicado aos acadêmicos

Comunicado aos acadêmicos


03 de novembro de 2004
Basquete de Brusque vence os dois últimos jogos

Basquete de Brusque vence os dois últimos jogos


02 de abril de 2012
Skip to content