notícias colégio
Notícias
15 de outubro de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Estudantes de Psicologia da UNIFEBE praticam jogos e dinâmicas utilizados em seleção para empresas

Bate-papo foi realizado com acadêmicos da 4.ª e 6.ª fases do curso

As dinâmicas e jogos utilizados no processo de seleção para empresas criam um ambiente lúdico e desafiador, permitindo que diversas habilidades dos candidatos sejam avaliadas durante o processo. Para instruir e facilitar a condução dessas ferramentas, o curso de Psicologia da UNIFEBE realizou um bate-papo entre os acadêmicos da 4.ª e 6.ª fase, com a psicóloga e proprietária da Viver Mais, Viviane Almeida.

Na atividade, os estudantes vivenciaram na prática como aplicar e participar dessa metodologia em processos seletivos. A psicóloga integrou ambas as turmas em jogos de improvisação teatral, loja mágica e com o jogo parada de ônibus. “Minha participação teve como objetivo a vivência de jogos dramáticos no contexto organizacional. Os alunos puderam sentir e compreender o que são esses jogos e suas diferentes aplicabilidades nessa área”, relata a convidada.

As professoras dos componentes curriculares “Dinâmica de Grupo”, Bruna Maiara Giraldi, e “Psicologia e Processos de Gestão”, Suelen Frainer, destacam que ao simular situações do cotidiano em um ambiente seguro, os jogos dramáticos permitem que os indivíduos explorem diferentes papéis e compreendam suas próprias reações e as dos outros. Além de estimular a empatia, a criatividade e a capacidade de resolução de conflitos, elementos essenciais para o trabalho em grupo. “Os jogos também promovem o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e comunicativas entre os participantes e, para os futuros psicólogos, essa prática trabalha a escuta ativa, observação de dinâmicas interpessoais e aplicação de técnicas”, complementam.

Para a acadêmica da 4.ª fase, Giovanna Zottis da Silva, ao vivenciar as dinâmicas, os estudantes compreenderam a importância de aplicar os conhecimentos teóricos em situações reais. “A atividade foi um lembrete de que a teoria é fundamental, mas a prática é que consolida o aprendizado e nos prepara para os desafios do mundo do trabalho”. Já a acadêmica da 6.ª fase, Gisele Fuckner Bertoldi, ressalta que as abordagens permitem observar o comportamento dos candidatos em situações reais de trabalho, destacando aspectos como trabalho em equipe, liderança e resolução de conflitos. “A dinâmica proporcionou um ambiente leve e descontraído, demonstrando ser possível reduzir a ansiedade dos candidatos, permitindo que eles revelem suas verdadeiras características”.

A coordenadora de Psicologia da UNIFEBE, professora Andreia Martins, enfatiza que mais uma vez o curso promove a integração entre e o teoria e prática, dessa vez por meio da interdisciplinaridade. “O propósito dessa atividade foi justamente demonstrar outras possibilidades dentro do recrutamento de seleção e da avaliação de desempenho, por meio de um aprendizado vivencial alicerçado na teoria”.

 

 

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmico de Educação Física vence mais uma prova de atletismo

Acadêmico de Educação Física vence mais uma prova de atletismo


05 de março de 2010
Inscrições abertas para o FIES – Financiamento Estudantil

Inscrições abertas para o FIES – Financiamento Estudantil


06 de novembro de 2006
Nota de falecimento – 23/02

Nota de falecimento – 23/02


23 de fevereiro de 2015
Skip to content