notícias colégio
Notícias
25 de novembro de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Estudantes do Colégio UNIFEBE participam da produção do podcast PFG – Por Falar em Gestão

Atividade foi parte do encerramento do itinerário de Tecnologias Digitais e a Internet como Espaço Social

Estudantes do Colégio UNIFEBE e gestores atuantes no setor da tecnologia dividiram os microfones do Podcast Por Falar em Gestão, como parte do itinerário Tecnologias Digitais e a Internet como Espaço Social. A atividade foi desenvolvida com a 2.ª Série do Ensino Médio e foi dividida em dois momentos transmitidos pelas redes sociais.
Até o momento da transmissão, os estudantes participaram de atividades práticas e receberam orientações envolvendo temas como a cidadania digital e a análise crítica das dinâmicas informacionais nos ambientes virtuais. Oficinas temáticas também colaboraram com a produção dos episódios.

Nas etapas preparatórias foram realizadas produções textuais e análises de casos, debates e a interação, por meio de jogos cooperativos. Os estudantes também participaram da elaboração dos roteiros e identidades visuais dos respectivos projetos.

O professor da disciplina, Halan Patrick Reginatto, salienta a oportunidade que os estudantes tiveram de desempenhar diferentes atividades relacionadas à produção dos episódios. O modelo adotado seguiu o já utilizado nos cursos de graduação da UNIFEBE, no qual os participantes desempenham as funções como social media, direção, apresentação, produção e audiovisual.

“O objetivo foi estimular o desenvolvimento de habilidades extracurriculares e competências práticas ligadas ao universo da comunicação digital. O processo envolveu a formação dos grupos, a divisão das funções e uma sequência de aulas direcionadas ao desenvolvimento do projeto”, descreve. “Durante as atividades, os estudantes buscaram e convidaram um entrevistado real, produziram conteúdo para as redes sociais, participaram de uma oficina de fotografia, construíram o roteiro da entrevista e organizaram todos os elementos necessários para a transmissão ao vivo”.

Conforme o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, a atividade demonstra a capacidade de, como o uso de novas abordagens, trabalhar diferentes competências na atualidade. “Nos itinerários trabalhamos os conteúdos de forma transdisciplinar, como também o desenvolvimento de competências. Então, além dos conteúdos, como trabalhados pelo professor, abordamos a internet como espaço social e todos os conteúdos desenvolvidos nessa disciplina. Ao desenvolver esse projeto, foram trabalhadas habilidades de comunicação, roteirização e gestão, entre outras competências cada vez mais necessárias”, descreve.

Habilidades aperfeiçoadas
A atividade foi bem recebida entre os estudantes e representou a possibilidade de desenvolvimento de novas habilidades entre os participantes. No caso de Raquel Duarte, da 2.ª série do ensino médio, o desafio esteve em coordenar as equipes na função de direção de criação.

De acordo com ela, a atuação nos bastidores da live permitiu ter um envolvimento e compreensão mais ampla sobre o processo de produção e o desenvolvimento de todas as etapas necessárias para a entrega do episódio. Segundo a estudante, o processo trouxe aprendizado e permitiu compartilhar ideias e experiências com os colegas, além de ajustar o trabalho para garantir a qualidade do material entregue.

“Me trouxe a experiência de não somente liderar, mas organizar, comandar e aprovar cada passo, seguindo as regras e os padrões das lives anteriores. Também, tomar cuidado com o desempenho de nossas postagens, horários, formatos e o nosso cronograma de publicações”, descreve a estudante.

Na avaliação da coordenadora do Ensino Médio do Colégio UNIFEBE, professora Jéssica Leme Cano, a adoção da atividade reforça a cultura de projetos mantida na instituição. Segundo ela, iniciativas semelhantes criam espaços que permitem experimentação, construção e tomada de decisões entre os estudantes.

“Ao assumirem diferentes funções na produção, eles ampliaram o senso de responsabilidade e exercitaram a autonomia de maneira muito natural”, indica. “O envolvimento das equipes mostrou como o protagonismo estudantil floresce quando oferecemos desafios reais e orientações intencionais. Foi possível observar maturidade, colaboração e criatividade em cada etapa, elementos que fortalecem tanto o percurso formativo quanto a confiança deles em relação às próprias capacidades”.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Consultor de programa da TV Band estará em Brusque

Consultor de programa da TV Band estará em Brusque


04 de maio de 2012
16ª Mostra de Dança será realizada nesta terça-feira, 26
Cultura

16ª Mostra de Dança será realizada nesta terça-feira, 26


25 de junho de 2018
Unifebe recebe Mostra Fotográfica Itinerante

Unifebe recebe Mostra Fotográfica Itinerante


14 de agosto de 2006
Skip to content