21 de outubro de 2009

Simpósio Integrado de Eletromecânica e Engenharia de Produção

A Unifebe – Centro Universitário de Brusque realiza o Simpósio Integrado que contempla o I Simpósio de Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Industriais e o IX Simpósio de Tecnologia em Processos Industriais – Eletromecânica. O evento acontece de 26 a 29 de outubro, no Auditório do Bloco C da Unifebe, no bairro Santa Terezinha. As palestras serão gratuitas e ministradas por profissionais de renome da região.

O Simpósio Integrado é uma promoção da Unifebe, do Centro Acadêmico do Curso de Engenharia de Produção e do Centro Acadêmico do Curso de Tecnologia em Processos Industriais – Eletromecânica, e nesta edição terá como tema "O desenvolvimento Tecnológico e as tendências de mercado". Os cursos pretendem realizar em conjunto e semestralmente o Simpósio, que é um evento organizado pelos Centros Acadêmicos em conjunto com as coordenações de curso.

No primeiro dia do evento, 26 de outubro, às 19h, acontece a palestra "Iscar, onde a Inovação nunca pára", ministrada por Wilfried Knop. Já no dia 27, também às 19h, o tema da palestra será "Sistemas de alta qualidade e coberturas com alta performance", com o engenheiro metalúrgico Gustavo Falcão Ferreira. Os tratamentos térmicos de aço ferramenta serão pautados na palestra do dia 28, às 19h, sob a responsabilidade de Thaís Cunha, formada em Tecnologia em Materiais. Ainda no dia 28, às 20h, o assunto abordado será "Revestimentos Durotin PVD a proteção que vale ouro", com o palestrante Cesar Filipe Lopes Mendes. Finalizando o Simpósio Integrado, às 19h de sexta-feira (29), acadêmicos e convidados participam da palestra "Processos de fabricação – Forjamento a frio", sob a responsabilidade de Gediael Bernardes. Em seguida, às 20h30, será realizada a palestra com Carlito Jaime Moskorz sobre "Gestão da Produção ERP Sapiens".

"O Simpósio potencializará a interatividade entre a Engenharia e os Tecnólogos, na busca por soluções tecnológicas para o aumento da produtividade e competitividade de organizações", afirma o coordenador do curso de Engenharia de Produção, Cássio Aurélio Suski. Segundo ele, a troca de experiências entre as organizações e instituições de ensino promove a concretização do aprendizado tecnológico dos acadêmicos, bem como a abertura de novas fronteiras mercadológicas.

De acordo com o coordenador do curso Tecnologia em Processos Industriais – Eletromecânica, Claudemir Aparecido Lopes, o objetivo do evento é contribuir na conscientização dos acadêmicos, docentes e sociedade sobre a importância da formação do tecnólogo para o mercado de trabalho. Ele acrescenta que nesta edição o evento ganha ainda mais força e adesão com o Simpósio de Engenharia de Produção. O evento como um todo proporcionará a troca de informações entre alunos e profissionais, e fomentará discussões relacionadas a temas atuais do setor industrial e tecnológico.

Mais informações na Coordenação dos Cursos, com os coordenadores dos cursos de Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Industriais – Eletromecânica, Claudemir Aparecido Lopes e Cássio Aurélio Suski, respectivamente, pelo telefone (47) 3211- 7215.

Texto: Natália Uriarte Vieira

Processo Seletivo de Estagiário para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – 16/08/2010

16 de agosto de 2010
Aproximadamente 1,8 mil pessoas participaram em 2023 do projeto UNIFEBE Com Você