28 de setembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Estudantes do Colégio UNIFEBE visitam Observatório Astronômico de Brusque

No local, eles puderam conhecer o funcionamento de instrumentos ópticos e de pesquisa

Os alunos do 9º ano do Colégio UNIFEBE tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Observatório Astronômico de Brusque. Durante a visita, os estudantes também puderam conhecer sobre os trabalhos de pesquisa e observação do céu, assim como o funcionamento dos equipamentos ópticos utilizados no local.

A atividade foi acompanhada pelo professor Heitor Paloschi, que destacou a possibilidade de os estudantes verem, na prática, alguns conceitos de astronomia, trabalhados na disciplina de Ciências. Além da visita, a abordagem teórica havia sido feita em sala de aula.

Segundo o professor, o resultado da atividade foi positivo e a visita foi classificada por ele como “de extrema importância”, por complementar os temas abordados. Outro ponto destacado por ele foi a possibilidade de interação dos estudantes com o coordenador do Observatório, astrônomo Silvino de Souza. “Eles puderam sanar algumas dúvidas específicas a respeito do assunto, que foram surgindo ao longo das aulas teóricas, que tiveram em sala. Os alunos ficam encantados com o observatório, os instrumentos ópticos e o conhecimento do Silvino” descreve.

O diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, acredita que a visita auxilia no processo de aprendizagem por aproximar os estudantes de temas que são trabalhados em sala de aula por meio da experiência. “A ideia de levar os alunos dessas atividades de saída de campo e experiências práticas, vem muito de encontro com a ideia de a aprendizagem ser significativa, ou seja, o conteúdo aprendido dentro da escola, da sala de aula precisa fazer sentido para o aluno. Quando eles aprendem algo e experimentam algo, isso se torna muito mais significativo”, descreve.

Visita recomendada
Contente com a experiência da visita, a estudante Lauren Pyetra Esposito destaca a possibilidade de receber instrução sobre operação do local e conhecer acerca dos equipamentos utilizados. O estímulo à dedicação aos estudos foi outro ponto reforçado durante o período no Observatório.

“A explicação sobre a forma como eram utilizados os telescópios as lunetas e os telescópios, a história que cada um representava foi fantástica, o nosso instrutor mencionou sempre gostar de astronomia e começou o seu trabalho desde cedo e ressaltou a importância do estudo”, afirma.

Para a jovem, outro ponto representativo da visita foi a possibilidade de ver fotos do espaço feitas no próprio Observatório. De acordo com ela, o roteiro também contou com instruções sobre a história dos telescópios e poderia ser uma alternativa para aprofundar o conhecimento de outras turmas da cidade. “A visita ao Observatório foi extremamente didática e deveria ser mais incentivada por outros colégios”, avalia.

Formatura de Direito

02 de agosto de 2005
Fundação Educacional de Brusque empossa integrantes da CIPA

25 de junho de 2019