Entre os dias 14 e 16 de abril, o Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque – UNIFEBE sediou o III Simpósio de Educação em Direitos Humanos e o II Simpósio de Inteligência Artificial e Direitos Humanos. O evento, promovido pelo Laboratório de Cidadania em Direitos Humanos (LACEDH – UNIFEBE), em parceria com os cursos de graduação e com a Comissão de Direitos Humanos da instituição, abordou a importância de pensar a educação e a tecnologia à luz dos direitos humanos.
“Em um contexto global cada vez mais impactado pelas transformações tecnológicas e pelas demandas sociais por inclusão, diversidade e justiça, torna-se urgente articular educação e inteligência artificial em diálogo com os direitos humanos. A intersecção desses temas é essencial para refletir sobre os desafios éticos, pedagógicos e políticos do nosso tempo”, contextualiza o presidente da Comissão de Direitos Humanos da UNIFEBE, professor Ricardo Vianna Hoffmann.
A programação
No primeiro dia de programação, estudantes, professores e interessados na área acompanharam a live “Relações entre inteligência natural, humana e artificial: questões éticas na formação”. O bate-papo, mediado pela professora Mariana Aparecida Vicentini, contou com os convidados Joel Cezar Bonin e Edemir José Pulita, com transmissão ao vivo pelo canal da UNIFEBE, no YouTube.
No segundo dia de evento, os acadêmicos da instituição participaram do workshop “Hands-on em robótica e inteligência artificial”, ministrado pelo professor Julio Cesar Franz. Na ocasião, o professor apresentou um braço mecânico desenvolvido por um estudante da UNIFEBE. Os alunos puderam aplicar seus conhecimentos e visualizar o braço em funcionamento.
A programação encerrou com a palestra “Por uma educação interseccional e decolonial”, apresentada pela professora Daíra Andréa de Jesus. O debate sobre o tema também foi transmitido pelo canal do LACEDH- UNIFEBE, no YouTube, e pelo perfil do Instagram.
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