19 de novembro de 2014

Exposição e palestra marcam Segunda Semana de Consciência Negra

Até sexta-feira, 21 de novembro, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE e o Laboratório de História UNIFEBE – Arquivo Histórico Regional promovem a Segunda Semana de Consciência Negra. O evento é realizado com o apoio do Coletivo Hiato tem palestra e exposição na programação.

Na quinta-feira, será realizada a palestra “Políticas e Poéticas da Arte Africana no Século XXI” com a doutora Celia Maria Antonacci Ramos, a partir das 19h no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha. O evento é aberto à comunidade.

Sobre a palestra

“No começo deste novo milênio, mais precisamente no ano de 2005, Simon Njami et Marie-Laure Bernadac abriram a exposição África Remix, no Centre Pompidou, tendo à frente da exposição a obra Obstacles, de Mounir Fatmi. Com essa obra posicionada na entrada da exposição, os curadores indicavam que hoje é preciso percorrer um caminho de obstáculos para penetrar num universo pouco conhecido da África e, ainda mais específico, da arte africana contemporânea. Esta pesquisa visa refletir por meio das artes visuais algumas questões políticas que determinam o desenho de fronteiras físicas e ideológicas da presença da África no século XXI”.

Exposição – Diásporas

Quem passar pelo bloco C da UNIFEBE, campus Santa Terezinha, poderá conferir a exposição Diásporas, uma instalação visual e sonora feita em parceria do Coletivo Hiato dos artistas Guilherme Müller e Rafael Zen, com a artista argentina, residente em Florianópolis, Virginia Yunes.

“A instalação é uma reflexão sobre o papel dos negros em diáspora. Trata-se, então, das migrações incentivadas de populações negras para o Brasil. A exposição reflete sobre o real acolhimento dos migrantes quando chegam às terras tupiniquins e quais papéis exercem na sociedade que os acolhem”, explicam os organizadores.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br