As criações feitas à mão pelos acadêmicos da 2ª fase de Design Gráfico da UNIFEBE, expostas no átrio do Bloco C, expressam, em forma de lettering (letras desenhadas), a criatividade e o poder da arte.
A exposição é resultado da atividade desenvolvida no componente curricular Tipografia, ministrada pelo professor e coordenador do curso, Thiago dos Santos, que instigou os estudantes a revelarem manualmente, em cartazes em grandes proporções, o aprendizado das aulas.
“Esta exposição é uma oportunidade única para os alunos aplicarem o conhecimento teórico em um projeto prático e impactante. A tipografia não é apenas uma questão de design, mas uma forma de arte que comunica e cativa. Estamos muito orgulhosos do resultado e da dedicação dos alunos”, ressalta o professor.
Os cartazes exibem uma variedade de estilos de lettering, desde o clássico até o contemporâneo, demonstrando a evolução e a versatilidade das técnicas tipográficas, além do poder expressivo da tipografia em grandes proporções.
Reflexão criativa
Thiago explica que a escolha por cartazes grandes e feitos à mão visou, além de destacar a criatividade dos acadêmicos, criar uma experiência imersiva para os visitantes da exposição. Com essa premissa, o grupo da acadêmica Maria Luisa Torresani, se inspirou em versos musicais para expressar no papel. Em forma de letras desenhadas, as estudantes escreveram um trecho da canção Matilda, do cantor e compositor Harry Styles.
“You don’t have to be sorry for leaving and growing up”, revela o cartaz que, em português, significa você não deve se sentir culpado por deixar coisas para trás para poder crescer. “Queríamos falar com o pessoal da nossa idade, entre 18 e 19 anos, que agora está nessa transição da escola para a faculdade e, como tudo fica diferente conforme crescemos, percebemos que devemos deixar coisas para trás para que esse crescimento aconteça”, explica Maria Luisa.
Expressar em cores e tipografias diferentes a modalidade de lettering aprendida ao longo das aulas, revela a estudante, foi uma forma de desenvolver uma série de competências. “Pudemos treinar nossas habilidades no papel e melhorar nossos conceitos de legibilidade, composição, espaçamento, dentre outras especificações relacionadas à tipografia”, complementa.
Os cartazes ficarão expostos até no dia 23 agosto, no hall do Bloco C.
Prestigie!