notícias colégio
Notícias
08 de outubro de 2012

Démêler France: de volta à Brusque

Os 25 alunos e professores do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE desfrutaram 10 dias de estudo da moda, cultura e história em Paris. O grupo participou do “Démêler France”, curso de extensão promovido pela instituição para proporcionar o aprimoramento na história da moda na França. O projeto faz parte do processo de internacionalização da instituição, que fornece aos seus acadêmicos experiências internacionais que contribuem para a formação de profissionais com visão mercadológica em nível global.


O curso foi organizado pelas professoras de Design de Moda Arina Blum e Edinéia Pereira da Silva Betta. O grupo embarcou no dia 21 de setembro para Paris e na noite da chegada desfrutaram de um passeio à Torre Eiffel e puderam apreciar a famosa cidade luz. "Ter a oportunidade de viajar para Paris, onde tudo inspira moda, foi algo mágico. Conhecer e poder agregar conhecimento no Instituto Francês de Moda – considerado a melhor escola de moda do mundo – me ajudou a ampliar conhecimentos e ver a moda com um olhar mais crítico.", diz a estudante Amábile da Silva. “Para a moda, Paris possui duas vertentes: uma histórica e outra urbana. O Street style se mistura entre os prédios antigos e formam uma paisagem perfeita para admiradores de grandes cidades como eu”, completa Juliano Dias.


A arte esteve presente em todos os passeios começando pelo Centro Pompidou, um complexo de arte fundado em 1977, na pós-modernidade. O Museu d’Orsay e o Museu da Guerra também foram visitados pelo grupo. Os prédios históricos como a Igreja Saint Martin, a Câmara Municipal de Paris, a famosa Catedral de Notre Dame, a Ponte-Neuf e o Jardim de Rodin, onde está à obra mundialmente conhecida “O Pensador” também fez parte do roteiro cultural.


Estudo da Moda


A semana de estudo iniciou-se no Instituto Francês de Moda com uma aula explicativa sobre os diversos aspectos de “La Mode Française”. A professora francesa Jayne Estéve Curé destacou o Brasil como modelo de muitos elementos de sustentabilidade. A aula permitiu que os alunos debatessem sobre o design de moda na região em relação à moda em nível global.

Outro grande momento para o aprendizado foi a aula no Museu das Artes Decorativas, anexo ao Museu do Louvre: Galeria das Joias históricas e peças de arte decorativa, design e algumas peças de vestuário passando pela Idade Média, século XX até a contemporaneidade. O grupo ainda conferiu a exposição dos brasileiros Irmãos Campana. A atividade do dia foi coordenada pela professora Arina.

O aprendizado continuou no dia seguinte com a coordenação da professora Edinéia em uma aula no Museu do Louvre que abordou arte e história passando pelas alas dedicadas ao Egito, com destaque para o kalasíris – uma das indumentárias mais antigas expostas em um museu, Mesopotamia e aos feitos gregos, a arte do Renascimento, com a presença da obra Monalisa, os pertences napoleônicos e tantos outros detalhes tão ricamente expostos.


Segundo a coordenadora do curso de Design de Moda, Edinéia Pereira da Silva Betta, o curso no Institut Français de La Mode foi o ponto alto da estada. “Os temas apresentados, os teóricos e atividades já eram conhecidos dos nossos acadêmicos, o que nos permite reafirmar, o que o Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante), promovido pelo Ministério da Educação (MEC) demonstrou, que o curso de Design de Moda da Unifebe é um curso de Excelência. Embora tenhamos Laboratórios próprios de Design de Moda, softwares específicos, máquinas, estúdios fotográficos, bibliotecas e teciteca que contribuem para a formação do profissional da moda, o contato com outras realidades é fundamental”, ressalta.


O grupo ainda passou por um percurso de estudo, leitura e análise de vitrines e identidades de diversas marcas presentes nos arredores do Palais Royal: Sandro, MM6, Christian Louboutin, Stella Mc Cartney, Marc Jacobs, Didier Ludot, Acne, Jêroneme L’Huillier, Rick Owens, Corto Moltedo, Maje, Pierre Hardy, Maison Fabre e Jérôme Dreyfuss.


Visita à Sorbonne


Um dos grandes momentos da viagem foi a visita à Sorbonne, sítio histórico que abriga a Universidade de Paris, e, conta hoje, com cerca de 120 mil alunos. Fundada por Robert de Sorbón no ano de 1257, encantou a todos os presentes com seu arquivo de arte, arquitetura, tradição no ensino e por todos os simbolismos presentes em seus aspectos históricos, filosóficos e de relação com a ciência.
Os alunos ainda puderam desfrutar de um passeio e aula pelo Triângulo do Luxo onde está localizada a conhecida Avenue des Champs-Élysées, que abriga as principais maisons como Chanel, Dior, Louis Vuitton, Armani, dentre outras.


A professora Edinéia ainda destaca que há 120 anos o setor têxtil contribui significamente para a economia da cidade de Brusque e são esses os profissionais que darão continuidade a esse processo, e eles precisam estar bem preparados.
“Entendemos que o nosso acadêmico é parte integrante do processo ensino aprendizagem, logo, muito mais que conhecer a moda é preciso envolvê-lo nesse universo. Através desses projetos, instigamos a capacidade criativa do nosso acadêmico apresentando a ele outras realidades. A moda faz muitas releituras, e poder vivenciar o passado através das grandes obras em Paris, que é o berço da moda, é proporcionar ao acadêmico um passeio “real” pela história da moda, permitindo renovadas inspirações às suas coleções”.


História da França


Um dos pontos principais de Paris, o Arco do Triunfo, monumento inaugurado em 1836 em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, também foi visitado pelo grupo. Outro ponto histórico foi à visita ao esplendoroso Palácio de Versalhes. Seus 700 hectares de parque e construções de 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos e 1.250 lareiras é um dos pontos turísticos mais visitados da França. “Ao grupo interessava especialmente conhecer este local que foi residência de Maria Antonieta, considerada a Rainha da Moda”, conta a professora Arina.


Estão previstos mais dois cursos de aprimoramento do curso de Design de Moda, sendo um para Milão, na Itália e outro para Nova York, nos Estados Unidos da América.
 

 

Texto: Elizandra Damasceno

Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Inscrições para Mostra de Talentos Unifebe encerram amanhã

Inscrições para Mostra de Talentos Unifebe encerram amanhã


01 de abril de 2008
UNIFEBE abre inscrições para curso de Inglês no UNIFEBE Idiomas
Capacitação

UNIFEBE abre inscrições para curso de Inglês no UNIFEBE Idiomas


17 de abril de 2023
Secretário de Turismo destaca participação da Unifebe na Fenarreco

Secretário de Turismo destaca participação da Unifebe na Fenarreco


05 de novembro de 2009
Skip to content