notícias colégio
Notícias
08 de outubro de 2012

Démêler France: de volta à Brusque

Os 25 alunos e professores do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE desfrutaram 10 dias de estudo da moda, cultura e história em Paris. O grupo participou do “Démêler France”, curso de extensão promovido pela instituição para proporcionar o aprimoramento na história da moda na França. O projeto faz parte do processo de internacionalização da instituição, que fornece aos seus acadêmicos experiências internacionais que contribuem para a formação de profissionais com visão mercadológica em nível global.


O curso foi organizado pelas professoras de Design de Moda Arina Blum e Edinéia Pereira da Silva Betta. O grupo embarcou no dia 21 de setembro para Paris e na noite da chegada desfrutaram de um passeio à Torre Eiffel e puderam apreciar a famosa cidade luz. "Ter a oportunidade de viajar para Paris, onde tudo inspira moda, foi algo mágico. Conhecer e poder agregar conhecimento no Instituto Francês de Moda – considerado a melhor escola de moda do mundo – me ajudou a ampliar conhecimentos e ver a moda com um olhar mais crítico.", diz a estudante Amábile da Silva. “Para a moda, Paris possui duas vertentes: uma histórica e outra urbana. O Street style se mistura entre os prédios antigos e formam uma paisagem perfeita para admiradores de grandes cidades como eu”, completa Juliano Dias.


A arte esteve presente em todos os passeios começando pelo Centro Pompidou, um complexo de arte fundado em 1977, na pós-modernidade. O Museu d’Orsay e o Museu da Guerra também foram visitados pelo grupo. Os prédios históricos como a Igreja Saint Martin, a Câmara Municipal de Paris, a famosa Catedral de Notre Dame, a Ponte-Neuf e o Jardim de Rodin, onde está à obra mundialmente conhecida “O Pensador” também fez parte do roteiro cultural.


Estudo da Moda


A semana de estudo iniciou-se no Instituto Francês de Moda com uma aula explicativa sobre os diversos aspectos de “La Mode Française”. A professora francesa Jayne Estéve Curé destacou o Brasil como modelo de muitos elementos de sustentabilidade. A aula permitiu que os alunos debatessem sobre o design de moda na região em relação à moda em nível global.

Outro grande momento para o aprendizado foi a aula no Museu das Artes Decorativas, anexo ao Museu do Louvre: Galeria das Joias históricas e peças de arte decorativa, design e algumas peças de vestuário passando pela Idade Média, século XX até a contemporaneidade. O grupo ainda conferiu a exposição dos brasileiros Irmãos Campana. A atividade do dia foi coordenada pela professora Arina.

O aprendizado continuou no dia seguinte com a coordenação da professora Edinéia em uma aula no Museu do Louvre que abordou arte e história passando pelas alas dedicadas ao Egito, com destaque para o kalasíris – uma das indumentárias mais antigas expostas em um museu, Mesopotamia e aos feitos gregos, a arte do Renascimento, com a presença da obra Monalisa, os pertences napoleônicos e tantos outros detalhes tão ricamente expostos.


Segundo a coordenadora do curso de Design de Moda, Edinéia Pereira da Silva Betta, o curso no Institut Français de La Mode foi o ponto alto da estada. “Os temas apresentados, os teóricos e atividades já eram conhecidos dos nossos acadêmicos, o que nos permite reafirmar, o que o Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante), promovido pelo Ministério da Educação (MEC) demonstrou, que o curso de Design de Moda da Unifebe é um curso de Excelência. Embora tenhamos Laboratórios próprios de Design de Moda, softwares específicos, máquinas, estúdios fotográficos, bibliotecas e teciteca que contribuem para a formação do profissional da moda, o contato com outras realidades é fundamental”, ressalta.


O grupo ainda passou por um percurso de estudo, leitura e análise de vitrines e identidades de diversas marcas presentes nos arredores do Palais Royal: Sandro, MM6, Christian Louboutin, Stella Mc Cartney, Marc Jacobs, Didier Ludot, Acne, Jêroneme L’Huillier, Rick Owens, Corto Moltedo, Maje, Pierre Hardy, Maison Fabre e Jérôme Dreyfuss.


Visita à Sorbonne


Um dos grandes momentos da viagem foi a visita à Sorbonne, sítio histórico que abriga a Universidade de Paris, e, conta hoje, com cerca de 120 mil alunos. Fundada por Robert de Sorbón no ano de 1257, encantou a todos os presentes com seu arquivo de arte, arquitetura, tradição no ensino e por todos os simbolismos presentes em seus aspectos históricos, filosóficos e de relação com a ciência.
Os alunos ainda puderam desfrutar de um passeio e aula pelo Triângulo do Luxo onde está localizada a conhecida Avenue des Champs-Élysées, que abriga as principais maisons como Chanel, Dior, Louis Vuitton, Armani, dentre outras.


A professora Edinéia ainda destaca que há 120 anos o setor têxtil contribui significamente para a economia da cidade de Brusque e são esses os profissionais que darão continuidade a esse processo, e eles precisam estar bem preparados.
“Entendemos que o nosso acadêmico é parte integrante do processo ensino aprendizagem, logo, muito mais que conhecer a moda é preciso envolvê-lo nesse universo. Através desses projetos, instigamos a capacidade criativa do nosso acadêmico apresentando a ele outras realidades. A moda faz muitas releituras, e poder vivenciar o passado através das grandes obras em Paris, que é o berço da moda, é proporcionar ao acadêmico um passeio “real” pela história da moda, permitindo renovadas inspirações às suas coleções”.


História da França


Um dos pontos principais de Paris, o Arco do Triunfo, monumento inaugurado em 1836 em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, também foi visitado pelo grupo. Outro ponto histórico foi à visita ao esplendoroso Palácio de Versalhes. Seus 700 hectares de parque e construções de 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos e 1.250 lareiras é um dos pontos turísticos mais visitados da França. “Ao grupo interessava especialmente conhecer este local que foi residência de Maria Antonieta, considerada a Rainha da Moda”, conta a professora Arina.


Estão previstos mais dois cursos de aprimoramento do curso de Design de Moda, sendo um para Milão, na Itália e outro para Nova York, nos Estados Unidos da América.
 

 

Texto: Elizandra Damasceno

Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

UNIFEBE integra grupo internacional de pesquisa para novas técnicas em Raios-X
UNIFEBE

UNIFEBE integra grupo internacional de pesquisa para novas técnicas em Raios-X


29 de julho de 2016
Poesia Visual no Design Gráfico é abordada em exposição no Bloco A da UNIFEBE
Design Gráfico

Poesia Visual no Design Gráfico é abordada em exposição no Bloco A da UNIFEBE


31 de março de 2023
Entrevista para a função de Auxiliar Operacional I

Entrevista para a função de Auxiliar Operacional I


09 de abril de 2010
Skip to content