notícias colégio
Notícias
09 de novembro de 2011

Fairtec movimenta Brusque e região

O Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof (Pavilhão da Fenarreco) foi transformado em um polo de tecnologia e inovação na área da construção civil. Divididos em 89 estandes, sendo dois do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, empresários e instituições apresentam as novidades no segmento em relação a serviços, indústria, novos produtos e equipamentos. A oportunidade de fechar negócios e de aprimorar os conhecimentos na área foi lançada nesta terça-feira, 8 de novembro, com a abertura da Feira Tecnológica da Construção Civil – Fairtec 2011. A entrada é gratuita e todas as pessoas podem prestigiar o evento, que está sendo considerado o maior do ramo em Brusque.

Além de prestigiar as inovações na área, o visitante pode aprofundar seus conhecimentos sobre o setor. A Unifebe oferece palestras e workshops durante a Feira (veja Box abaixo). Conforme o vice-reitor, Alessandro Fazzino, a presença da instituição no evento reforça o apoio da Unifebe em eventos da cidade. "Apoiamos a feira, pois ela contribui para o crescimento do município no ramo, que está em ascensão e também vai ao encontro dos novos cursos da Instituição, como Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Nossa proposta é trazer algumas experiências para a feira e buscar novas que tenham relação com o desenvolvimento e o futuro da Unifebe.", destaca Fazzino.

A instituição contribui com conteúdo para o evento e está presente nos estandes C05 e D16, divulgando os novos cursos, apresentando uma maquete de Logística e prestando informações aos participantes sobre a feira e em relação à Unifebe. Para o presidente do Sindicato da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon), Ademir José Pereira, a participação das universidades contribuem não só para o evento, mas para o setor como um todo. "É muito importante termos parcerias com as universidades, pois são elas que formam os futuros engenheiros e administradores do segmento. O mercado precisa de mão de obra qualificada", ressalta.

Durante a abertura da Fairtec – 2011 estiveram presentes várias autoridades municipais e estaduais, entre elas o prefeito, Paulo Roberto Eccel, vice-prefeito, Evandro de Farias, presidente do Sinduscon, Ademir José Pereira, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mário Cesar Aguiar, vice-reitor da Unifebe, Alessandro Fazzino, pró-reitora de Pós- Graduação, Pesquisa e Extensão, Heloisa Maria Wichern Zunino e o coordenador do curso de Logística, Sidnei Gripa.

Ao final da primeira noite da feira, a avaliação foi positiva. Conforme a coordenadora de eventos da instituição, Luana Franciele Fernandes Alves, várias pessoas receberam os brindes da Unifebe e fizeram questionamentos sobre os cursos. "Enquanto alguns visitantes solicitaram informações sobre as palestras e os cursos, outros quiseram saber sobre os procedimentos para contratação de estagiários no setor", destaca.

Confira programação desta quarta-feira, 9/11

14h – Abertura do Pavilhão

18h – Palestra: Sustentabilidade na Construção Civil, com Mário Luis Rambo – Diretor Construtora Rambo

18h30 às 22h – Curso: Equipamentos de Proteção Individual (SESI)

Vagas limitadas – Certificado para os participantes

19h – Palestra: Vidros Inteligentes, com Cristiane D. Vieira – CEBRACE (Cia Dalmolin)

20h30 – Palestra: Sustentabilidade nos Projetos de Edificações com Julio Cesar da Silva (Unifebe)

BOX

Veja os detalhes das palestras, workshops e visita técnica da Unifebe

 Atividade  Dias e Horários

Visita Técnica e Workshop

Local da atividade: Unifebe

10/11/11 – às 17h

12/11/11 – às 14h

Número de participantes: 10 a 20 pessoas.

Palestra

Tema: "Sustentabilidade na construção civil"

 09/11/11 – às 20h30

Palestra

Tema: "A importância dos custos logísticos para construção civil"

 11/11/11 – às 19h

 *A duração é de aproximadamente de 45 minutos cada palestra.

CURRÍCULO DOS PALESTRANTES E ESPECIFICAÇÕES DAS PALESTRAS

Visita Técnica aos Laboratórios da Unifebe

Prof. MSc. Denis Boing

Denis Boing obteve o título de Mestre em Engenharia Mecânica pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) 2010; é Tecnólogo em Processos Industriais pela Unifebe (2009). Atualmente é coordenador do curso de Engenharia de Produção e professor da Unifebe, também é professor da Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau. Atua na área de engenharia mecânica, com ênfase em processos de fabricação e materiais.

Prof. MSc. Fernando Darci Pitt

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000) e mestrado em Engenharia Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2010). Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica,

Roteiro: Será apresentada aos participantes a estrutura geral da Unifebe – principalmente seus laboratórios. Após, os participantes visitarão do Laboratório de Ensaios e Desenvolvimento de Produtos, local do Workshop.

Workshop: Demonstrações práticas sobre os ensaios realizados para a avaliação da qualidade dos aços na construção civil.

No workshop serão tratados os seguintes tópicos: conceitos e propriedades dos aços para construção civil; Análise metalográfica; Análise de composição química; Análise de dureza; Análise da resistência à tração – em todas as análises serão realizadas demonstrações práticas.

Palestra "Sustentabilidade na construção civil"

Prof. Eng. Júlio Cézar da Silva

Julio Cézar, engenheiro civil e corretor de imóveis, Diretor da Planarq Consultoria. Ministra cursos de Avaliação de Imóveis e já formou mais de mil corretores. Autor do Livro de Matemática Financeira, vencendo barreiras com a HP 12c. Atua como perito judicial e assistente técnico em Santa Catarina. Professor da Unifebe do curso de Gestão de Negócios Imobiliários.

Roteiro: O tema sustentabilidade tem tido destaque em todas as áreas profissionais. Na construção civil não seria diferente, pois segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 60% das necessidade de recursos naturais e 32% de energia são destinados ao setor de construção civil no planeta. Assim sendo, tratar de sustentabilidade na construção civil não apenas é necessário, como também é urgente para que práticas como a observação do uso inteligente do solo, reutilização de águas pluviais, uso de iluminação natural e reaproveitamento de resíduos da construção civil, sejam práticas cada vez frequentes em nossa sociedade, se realmente quisermos deixar para as próximas gerações a possibilidade de desfrutar pelo menos do que temos hoje.

Palestra "A importância dos custos logísticos para construção civil"

Prof. Antônio Cláudio Gonçalves

Antônio Cláudio Gonçalves é formado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Univille. Pós-Graduado em Custos e Gestão de Empresas pela UFSC, tendo desenvolvido atividades em médias e grandes Empresas como, Multibrás. Strauss, Bilu Indústrias de Alimentos e outras sempre na área de custos e orçamentos. Professor Universitário e Consultor de Empresas.

Roteiro: A palestra abordará os conceitos logísticos de movimentação, armazenagem, arranjo físico, tecnologias e gestão de pessoas, relacionando ao universo da construção civil. O objetivo é reduzir custos e obter eficiência dentro desta abordagem.

Clique aqui para ver mais fotos da Fairtec.

 

Texto: Suelen Cerbaro/Foto: Thayse HelenaMachado

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Secretário Regional de Educação de Karlsruhe conversa com acadêmicos de Pedagogia
UNIFEBE

Secretário Regional de Educação de Karlsruhe conversa com acadêmicos de Pedagogia


29 de outubro de 2014
Acadêmicos de Educação Física da UNIFEBE visitam o Clube Caça e Tiro Araújo Brusque
Educação Física

Acadêmicos de Educação Física da UNIFEBE visitam o Clube Caça e Tiro Araújo Brusque


18 de março de 2022
Professor da Unifebe tem artigo publicado em Revista Científica

Professor da Unifebe tem artigo publicado em Revista Científica


07 de março de 2008
Skip to content