13 de agosto de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Feira do Cervejeiro da UNIFEBE fomenta setor na região

Evento contou com exposição de equipamentos, curso de cervejeiro artesanal e palestra

Suellen Pereira Rodrigues

Mercado em ascensão, o número de cervejarias registradas no Brasil cresceu mais de 90% nos últimos três anos, conforme a Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva). Com o objetivo de valorizar esse segmento e potencializar o aspecto cultural, científico, social e econômico da região de Brusque, a UNIFEBE realizou no sábado, 11 de agosto, a 1º Feira do Cervejeiro.

O evento contou com exposição de equipamentos e insumos para produção de cervejas, curso de cervejeiro artesanal onde os alunos aprendem a produzir a sua própria cerveja e com a palestra Água Cervejeira — ministrada pela Engenheira Química responsável por Operações Técnicas da Zehn Bier Cervejaria, Silvana Quaresimin, que é parceira da UNIFEBE no projeto Cervejaria Escola.

A professora doutora Daniele Vasconcellos de Oliveira, organizadora da feira, destaca que o evento, além de valorizar as empresas da região, paralelemente proporcionou aos acadêmicos conhecerem o processo de fabricação da cerveja ou aprimorar o processo de produção.

— Todos ganham. O estudante que deseja iniciar ou aprimorar o processo e a própria indústria, que consegue vender seus produtos. Uma vez que esse acadêmico aprende a fazer a sua cerveja, ele vai precisar de insumos e equipamentos, pois um fator está relacionado ao outro — enfatiza.

Daniele ressalta ainda que a palestra Água Cervejeira permitiu a real compreensão da importância da qualidade da água no processo de produção da bebida. Ela explica que a água tem um percentual alto no produto e afeta diretamente a sua qualidade.

Novas soluções

O diretor da Zehn Bier, Fernando José de Oliveira, ressalta que a feira apresentou diversos estandes interessantes, fomentou o setor cervejeiro e trouxe soluções para todos os tipos de aplicações de cerveja.

— A cadeia cervejeira está em evidência e esse evento proporcionou que o público conhecesse equipamentos, produtos e soluções para o seu negócio —observa.

Para Rodolfo Heitor Vargas Rebelo, da Malteria Blumenau, o evento uniu em um só lugar tudo o que é necessário para a produção da cerveja.

— A 1ª Feira do Cervejeiro da UNIFEBE foi uma vitrine, já que os acadêmicos conseguiram ver opções de trabalho e talvez começar de maneira caseira a sua produção, até virar uma indústria, e também fazer com que os expositores vejam novas possibilidades de equipamentos para seu negócio — salienta.

O reitor Günther Lother Pertschy enfatiza que a Instituição fica satisfeita em poder proporcionar o evento para a região. Segundo ele, uma feira direcionada para profissionais que estão iniciando o processo de construir a sua cerveja e também para aqueles que estão consolidados no mercado.

— A UNIFEBE vem fazendo o seu papel: aproximando quem quer fazer um produto com qualidade daqueles que estão no mercado e possuem o que existe de mais contemporâneo para a produção deste produto tão apreciado não só no Brasil, mas em qualquer parte do planeta — afirma.

FEBE oficializa venda do anfiteatro no Centro

FEBE oficializa venda do anfiteatro no Centro

04 de dezembro de 2023
Alunos do Colégio UNIFEBE colocam espanhol em prática em viagem de estudos a Buenos Aires