notícias colégio
Notícias
19 de junho de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Fisiologia do Exercício mobiliza acadêmicos de Fisioterapia da UNIFEBE em aula prática

Durante a atividade, testes físicos e monitoramento de diferentes indicadores

Os efeitos da prática de exercícios físicos no corpo humano foram monitorados durante a aula prática de Fisiologia do Exercício, do curso de Fisioterapia da UNIFEBE. Nela, acadêmicos do curso puderam testar diferentes índices apresentados por colegas durante a prática esportiva.

A atividade, acompanhada pelo professor Anderson Savaris Ribas, teve acadêmicos como praticantes e possibilitou o uso de habilidades recorrentes na atuação profissional da fisioterapia. A experiência, segundo o professor, auxiliou os acadêmicos a delimitar o chamado limiar anaeróbio, que mede a alteração no organismo, mecanismos metabólicos, que possibilitaram um panorama mais completo do comportamento.

Os comportamentos da pressão arterial, frequência cardíaca, assim como a sudorese, temperatura corporal, desvio circulatório, frequência respiratória e alterações metabólicas, como a glicemia, estiveram entre os parâmetros monitorados.

“A aula passa a ter uma importância por, além de verificar os parâmetros fisiológicos, você acaba praticando essas técnicas, as quais são vistas nos componentes curriculares do curso, além daquilo que já é realizado em atividades com a comunidade, para ter a prática desse instrumental”, descreve o professor.

Conhecimento na prática

Para o acadêmico Victor Augusto Poli, as atividades práticas são ferramentas importantes para aprender mais sobre os processos do corpo humano. Em uma das sessões da atividade, ele próprio foi o voluntário para encarar a esteira e aferições feitas pelos colegas.

A experiência, na avaliação do jovem, foi positiva. Sem treinar há pouco mais de dois anos e relatando não ter a prática de exercícios físicos regulares, ele reconhece o apoio prestado pelos demais participantes ao longo do teste físico. “Creio que a minha participação colaborou bastante para meus colegas de turma anotarem os meus dados, e nisso, terem uma base de como os sistemas do corpo afetam uma pessoa sedentária”, descreve.

Segundo a Coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Leilane Marcos, a experiência e aprimoramento das capacidades de monitoramento deles são habilidades necessárias à prática profissional e que os acadêmicos podem aprimorar ao longo de atividades específicas. De acordo com a coordenadora o estímulo a atividades práticas durante a formação é importante para a aproximação de teoria e prática, de forma potencializada pelo curso.

“É importante que os fisioterapeutas estejam preparados para prescrição adequada da reabilitação, diante das variáveis que o corpo apresenta quando é colocado em alguma atividade”, salienta.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Eventos da Semana – De 6 a 11 de outubro

Eventos da Semana – De 6 a 11 de outubro


04 de outubro de 2014
Projeções e Perspectivas para o Futuro do Ensino Superior serão abordadas no 34º Encontro Nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação
Acafe

Projeções e Perspectivas para o Futuro do Ensino Superior serão abordadas no 34º Encontro Nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação


08 de dezembro de 2021
Professor da Unifebe participa de Feira em São Paulo

Professor da Unifebe participa de Feira em São Paulo


27 de outubro de 2005
Skip to content