Residentes da Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI) Sênior, em Brusque, receberam atendimentos de acadêmicos da sexta fase do Curso de Fisioterapia da UNIFEBE. As atividades foram realizadas em 20 de setembro, 11 de outubro e 8 de novembro, como parte da curricularização da extensão, coordenada pela professora Tatiana de Assis Girardi.
A coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Leilane Marcos, explica que “os acadêmicos aplicaram atividades lúdicas e recreativas, a fim de estimular a socialização, mobilização e a cognição”.
Os exercícios aplicados são utilizados na fisioterapia para promover a mobilidade e a funcionalidade, o que ajuda a prevenir a perda de autonomia. Além da parte física, os acadêmicos também buscaram estimular a cognição e a criatividade, combatendo o isolamento e o declínio cognitivo. Dessa forma, os estudantes puderam entender, na prática, a interconexão entre as atividades motoras e as funções cerebrais em idosos.
Conforme relata a coordenadora da curricularização da extensão, professora Tatiana de Assis Girardi, 29 acadêmicos participaram das atividades. A experiência reforçou a importância da abordagem humanizada e da atuação do fisioterapeuta na manutenção da saúde mental e social dos residentes de ILPIs.
“O desempenho dos acadêmicos foi ótimo. Pude acompanhá-los em dois momentos e observei sua capacidade de adaptação ao espaço, além da adesão dos residentes às atividades propostas.”
Gabriel Hoepers foi um desses acadêmicos. Para ele, a experiência foi muito enriquecedora, com uma grande variedade de atividades. Além aprender com pacientes de diversas características e patologias, era necessário se adaptar ao espaço e às necessidades dos residentes.
“Fizemos várias brincadeiras e pudemos ver nos rostos deles a felicidade. Eles chegavam e conversavam com a gente. Pensamos em exercícios para duas possibilidades: para quem conseguia se locomover e para quem já tinha um movimento mais reduzido. Foi muito legal.”