20 de julho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Formação Continuada aborda inovação, inclusão e metodologias ativas de ensino-aprendizagem

Tema foi trabalho com os docentes de graduação da UNIFEBE

Como inovar, incluir e tornar o acadêmico o protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem foi o foco dos três dias de programação da Formação Continuada Geral 2022.2, realizada entre os dias 11 a 13 de julho, para os professores dos cursos de Graduação do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

Com o tema “Processos de ensino-aprendizagem: metodologias ativas, inovação e inclusão”, os docentes participaram de uma série de oficinas e palestras em preparação ao segundo semestre letivo de 2022. Logo no primeiro dia de programação, o professor Gustavo Hoffmann Leão Coelho abordou a Inovação e transformação digital na arquitetura pedagógica.

Para falar sobre Acessibilidade e Inclusão na UNIFEBE, a instituição convidou as professoras e psicólogas Luzia de Miranda Meurer e Fernanda Germani, a psicóloga e egressa da UNIFEBE, Quesia Martins, e o assistente social, Juliano da Silva Ferreira Franca, para um bate-papo com os professores. No evento, a equipe do Serviço de Orientação e Atendimento ao Estudante (SOAE) falou sobre como a UNIFEBE tem trabalhado as questões de acessibilidade e inclusão dos acadêmicos de Graduação.

Logo em seguida, a psicóloga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE de Brusque, Ana Paula Santos, apresentou perspectivas sobre como trabalhar com casos de Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista. A programação da Formação Continuada Geral 2022.2 encerrou com a palestra da doutora Lilian Bacich, que apresentou como pôr em prática experiências de aprendizagem significativas, por meio das metodologias ativas e do planejamento das aulas.

“O atual contexto educacional exige que os professores de Graduação estejam atentos às novas tecnologias e saibam utilizá-las a favor do processo de ensino-aprendizagem e da inclusão dos acadêmicos. Com a Formação Continuada buscamos proporcionar essa constante atualização docente e, mais uma vez, reafirmamos nosso compromisso institucional com a qualidade de ensino”, enfatiza o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

Além das palestras, durante os três dias de Formação Continuada os docentes participaram de oficinas com as professoras Giselly Cristini Mondardo Brandalise, Eliane Kormann, Rosana Paza, e com a colaboradora da equipe da Assessoria Pedagógica da UNIFEBE, Patrícia Gonçalves, que auxiliaram os professores com construção do plano de ensino, plano de aula e diário eletrônico. O professor Fernando Luís Merízio e os colaboradores do Núcleo de Educação a Distância da UNIFEBE, Anderson Jair Mesadri e Raimar dos Santos Franca, também ofereceram suporte aos docentes para a organização da sala virtual e orientação sobre banco de questões e questionários.

Confira como foi a programação desse semestre:

Rematrículas para o segundo semestre já estão disponíveis na Central Acadêmica

Rematrículas para o segundo semestre já estão disponíveis na Central Acadêmica