“A pandemia trouxe muitos desafios, mas também inúmeras possibilidades de mudança. O objetivo do projeto era identificar práticas educativas e comportamentais, que foram reinventadas para superar o isolamento social. Esse cenário de um novo viver será eternizado com as fotografias. Nos propusemos a olhar pelas lentes e mostrar todos os sentimentos, medos e expectativas, com um toque de arte e de cor”, salienta a professora Ivanete.
Por meio da fotografia a estudante Lívia Constantini Rodriguez buscou eternizar como algumas práticas do dia a dia foram reinventadas com a pandemia. Os registros expostos no Bloco C do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) são resultados do projeto de pesquisa do Artigo 170, realizado pela acadêmica, sob a orientação da professora Ivanete Lago Groh, com o tema “Memórias e Retratos da Educação em Tempos da Covid-19: uma lição para toda a vida”.
As fotos originaram de um questionário semiestruturado feito pela estudante com os amigos, colegas de trabalho e familiares sobre o que significou o isolamento social, como aconteceu o reinventar-se e qual foi a lição que ficará para a vida a toda. A partir de suas respostas, os participantes da pesquisa fizeram o registro fotográfico das vivências e experiências que marcaram essa fase de isolamento social.

De acordo com a acadêmica, o propósito da pesquisa era revelar os sentimentos causados pela pandemia. “Com o tempo, o isolamento nos mostrou que precisamos ter mais empatia, dar valor a determinadas coisas, até então deixadas de lado. E o projeto cumpriu a proposta de exteriorizar, por meio das fotografias, todos esses sentimentos e aprendizados”, conclui Lívia.

Além das fotos, a acadêmica também desenvolveu um artigo sobre a temática. O trabalho será apresentado durante o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIFEBE (Enpex).
A exposição das fotos resultantes do projeto de pesquisa estará disponível no Térreo do Bloco C, até dia 30 de junho.