O encerramento da formação, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (IBIC), com a equipe de professores, profissionais técnico-administrativos e estagiários do Colégio UNIFEBE, contou com uma participação especial. Durante a Feira Tecendo Conhecimento, a instituição recebeu o pesquisador e gerente de Ações Educativas do IBIC, professor Breno da Cruz, considerado uma das referências no incentivo à educação científica no país.
Além de conhecer a programação do Colégio UNIFEBE de promoção da iniciação científica e interagir com professor e profissionais, o pesquisador ainda palestrou para os estudantes do Ensino Médio. Ao todo, foram 60 horas de formação, com encontros virtuais e presenciais. Durante as atividades, os participantes puderam compartilhar experiências e estratégias voltadas ao estímulo da iniciação científica e para a pesquisa científica.
O diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, classifica a possibilidade de formação como uma intensificação das características da instituição e ressalta o papel dos encontros na qualificação da equipe. Para o diretor, as atividades colaboram com os resultados atingidos nos projetos voltados às diferentes áreas de conhecimento.
De acordo com ele, a atividade foi planejada considerando a proximidade da rotina dos estudantes com a universidade, ao unir o ensino, a pesquisa e a extensão. “Quando falamos em iniciação científica, trabalhamos tanto o educar pela pesquisa quanto o aprender a fazer pesquisa. Para isso, precisamos ter professores formados e capacitados para fazer a gestão dos projetos de pesquisa, assim como fazer as orientações necessárias”, descreve o diretor.