notícias colégio
Notícias
25 de setembro de 2014

Ginástica laboral aumenta produtividade dos colaboradores no ambiente de trabalho

Cada vez mais as empresas apostam em programas de ginástica laboral para aumentar ganhos com saúde, bem-estar e produtividade no ambiente de trabalho.

A proposta é que os funcionários dediquem de 5 a 15 minutos de sua jornada para a prática de alguns exercícios dentro do próprio escritório.

O assunto foi destaque durante a IX Semana Acadêmica de Educação Física do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE com a palestra “Programa de Promoção de Saúde nas Empresas – a Ginástica Laboral como um caminho” da professora Fabiana de Figueiredo Ribeiro.

A conselheira do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF3) conversou com os acadêmicos na noite de quarta-feira, 24 de setembro, e apresentou o tema como uma possibilidade a mais de inclusão no mercado de trabalho.

“A ginástica laboral tem como objetivo o incremento da saúde do colaborar, integração entre funcionários, melhora de vícios posturais, prevenção de doenças ocupacionais e diminuição no risco de acidentes de trabalho, por exemplo. Os programas consistem na proposta de exercícios físicos, que compensem posturas inadequadas, ausência de movimentação, movimentos repetitivos etc”, explica.

Segundo Fabiana, o rendimento da empresa pode ser melhorado com a atividade. “Gente motivada produz mais e melhor. Quando a empresa fornece condições para que o trabalhador desempenhe o que tem de melhor, o funcionário fica mais comprometido com os resultados”, diz.

UNIFEBE lança programa de ginástica laboral

Diante tantos benefícios proporcionados pela atividade, a UNIFEBE lançou na tarde de quinta-feira, (25), o programa de ginástica laboral da instituição.

O lançamento aconteceu durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT.

O projeto, coordenado pelo professor de ergonomia André Luiz de Oliveira Braz, visa minimizar ao máximo as doenças relacionadas ao ambiente de trabalho. As atividades serão desenvolvidas pelo monitor do laboratório de Educação Física, Paulo Bohn Junior.

“As pessoas estão se preocupando mais com a saúde, e a UNIFEBE está cada vez mais preocupada com a saúde de seus colaboradores. Esperamos contar com a participação de todos nesse projeto, 100% de adesão dos funcionários”, diz o coordenador.

O projeto teve início no mês de setembro, com o mapeamento dos postos de trabalho e a relação das demandas de cada setor. A partir da próxima semana, serão realizadas as primeiras aulas.

“Não serão exercícios forçados, mas sim adequados ao ambiente de trabalho, respeitando as limitações de cada um. É uma ginástica laboral diferente da tradicional. Não são apenas alongamentos, mas exercícios de fortalecimento articular e postural”, explica o coordenador.

Para auxiliar as atividades, a empresa Cirúrgica Tomazoni fez a doação de equipamentos específicos, por intermédio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA da UNIFEBE. A instituição recebeu 10 Bolas – Fisioboll, 10 bastões de madeira para exercício laboral e 15 metros de Tubo látex, 204.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado Por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos da Unifebe participam de Jogos Universitários

Acadêmicos da Unifebe participam de Jogos Universitários


29 de abril de 2008
Professores e funcionários participam da II Jornada Pedagógica do SINEPE 2014
UNIFEBE

Professores e funcionários participam da II Jornada Pedagógica do SINEPE 2014


22 de julho de 2014
Professor da UNIFEBE recebe Comenda do Mérito Profissional

Professor da UNIFEBE recebe Comenda do Mérito Profissional


18 de outubro de 2013
Skip to content