23 de junho de 2014

Governador assina convênio para Centro de Tecnologia e Inovação na UNIFEBE

O governador João Raimundo Colombo assinou na manhã de segunda-feira, 23, no campus Santa Terezinha, o convênio entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e  Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC e o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE para liberação do recurso de R$ 1 milhão destinado à aquisição de equipamentos para o Centro de Tecnologia e Inovação.

O valor será repassado à UNIFEBE em duas parcelas, sendo a primeira este ano e a segunda em 2015.

O Centro de Tecnologia e Inovação, aliado aos cursos de Produção e Engenharia Mecânica da UNIFEBE, tem como objetivo melhorar o processo de produção nas indústrias, promover pesquisas aplicadas, capacitar profissionais capazes de liderar o cenário nacional em tecnologia de produção. Além disso, desenvolverá competências nos cursos de graduação diretamente focados para a demanda da região.

Colombo disse em seu discurso que o Estado possui excelentes índices de desenvolvimento tecnológico e que os desafios da economia pedem maior agilidade, sendo necessário melhorar o desempenho da gestão pública. “O melhor caminho é o fortalecimento das universidades”, afirmou.

O governador também falou sobre a Lei das Comunitárias sancionada pela presidente Dilma Rousseff no final de 2013. “Era muito difícil defender as Comunitárias em Brasília, pois esse modelo só existe em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Sabemos que as instituições do Sistema Acafe reequilibraram o modelo demográfico de Educação e o Estado quer ser um parceiro cada vez mais forte. Esse recurso é emblemático”, ressaltou.

O governador prometeu retornar à instituição em outra oportunidade. “Se der tudo certo, quero te ajudar a asfaltar o pátio ali na frente”, disse ao reitor, Günther Lother Pertschy, referindo-se ao estacionamento da instituição.

Em sua fala, Pertschy agradeceu ao governador pelo apoio e declarou o Centro de Tecnologia e Inovação trará diversos benefícios para os municípios da regional de Brusque tanto no desenvolvimento de produtos quanto de processos. “Não tenho dúvida de que o grande recurso é o conhecimento. A nossa vocação é voltada à comunidade. Deixo o convite a todos os presentes para que no prazo de um ano venham à UNIFEBE, para ver de forma concreta o que foi viabilizado com o recurso assinado hoje”, destacou.

O presidente da FAPESC, Sérgio Luiz Gargione, comentou que o governo nunca deixou de apoiar bons projetos e mencionou a preocupação de que os recursos sejam distribuídos em todo o Estado.

Já o secretário de Desenvolvimento Regional, Jones Bosio, ressaltou que o recurso assinado pelo governador vem somar na educação no Estado. “A luta continua para conseguirmos mais e mais recursos para a nossa UNIFEBE”, frisou ele, lembrando que é egresso da instituição.

O prefeito de Brusque, Paulo Roberto Eccel, também comentou a importância de investir em tecnologia, inovação e conhecimento. “Cumprimento o governador por atender ao pleito da nossa universidade”, afirmou.

Laboratórios

Após a cerimônia de assinatura, o reitor Günther levou o presidente da FAPESC, Sérgio Luiz Gargione, o diretor técnico científico da entidade, Sebastião Iberes Lopes Melo e o secretário adjunto, José Ari Vequi, para conhecerem as futuras instalações de Centro de Tecnologia e Inovação localizado no Bloco D. Na sequência, eles conhecerem os laboratórios da UNIFEBE, e elogiaram a infraestrutura oferecida aos estudantes de Brusque.

Texto: Thayse Helena Machado
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Dupla do vôlei de praia garante vaga para campeonato brasileiro