notícias colégio
Notícias
29 de maio de 2025
por: Olga Luisa dos Santos
Marcelo Gouvêa

Governo do Estado divulga relação de acadêmicos da UNIFEBE contemplados com o Programa Universidade Gratuita

Ao todo, mais de 30% de alunos da instituição é beneficiada com a iniciativa

Já está disponível no site da UNIFEBE, a relação de acadêmicos da instituição contemplados com o Programa Universidade Gratuita. Com os estudantes contemplados este semestre, mais de 30% do total de alunos da instituição de ensino já estão sendo beneficiadas com o recurso destinado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, totalizando 1075 acadêmicos bolsistas. Neste semestre, 657 acadêmicos dos cursos de Graduação da UNIFEBE se inscreveram para receber o benefício, dos quais 395 foram considerados aptos, ou seja, entregaram toda a documentação exigida e cumpriram com os prazos estipulados em Edital. “Vale ressaltar que o processo se dá com seleção pública e transparente, fiscalizado por uma comissão com representantes externos à instituição, e a ordem de classificação, a partir do Índice de Carência (IC) do aluno, é que determina quem será o contemplado”, esclarece a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

A métrica utilizada para medir o índice de carência é calculada pelo sistema do Estado. A fórmula do Índice de Carência do Programa Universidade Gratuita, considera o Art. 13 do Decreto nº 219, de 2 de agosto de 2023 e Artigo 6º do Decreto nº 450, de 29 de janeiro de 2024. O sistema é utilizado para calcular o índice de carência de todos os alunos.

A Lei Complementar que instituiu o programa Universidade Gratuita já estabeleceu o montante de recursos públicos destinados ao Programa, desde a sua edição em 2023 até 2026. Recurso este, destinado pelo Governo do Estado aos estudantes contemplados. “O recurso é vultuoso, mas não foi suficiente para atender a todos os alunos inscritos, pois a procura foi muito grande. Entre os princípios que regem o programa Universidade Gratuita estão a ampliação do acesso à educação superior, em especial aos estudantes que mais precisam desse aporte financeiro para realizar o sonho de cursar uma graduação, exatamente como foi aprovado pela Assembleia Legislativa e regulamentos pelo Governo do Estado”, conclui a reitora.

O Programa entrou em vigor no segundo semestre letivo de 2023 e, até o momento, 54% dos estudantes da Acafe já estão sendo beneficiadas com o Programa Universidade Gratuita. Atualmente, as 13 universidades comunitárias do Sistema Acafe somam 77.302 estudantes presenciais, com 41.707 bolsas ativas. A expectativa da Acafe é de alcançar, até 2026, mais de 70 mil estudantes beneficiados em Santa Catarina, com um investimento superior a R$ 1,2 bilhão.

Clique e confira a relação de estudantes contemplados neste semestre:

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Ética médica é tema de conferência
Medicina

Ética médica é tema de conferência


01 de abril de 2019
Secretaria de Educação de Major Gercino inicia emissão e renovação de carteirinhas do transporte universitário
UNIFEBE

Secretaria de Educação de Major Gercino inicia emissão e renovação de carteirinhas do transporte universitário


19 de janeiro de 2022
UNIFEBE participa de Feira de Ciências
UNIFEBE

UNIFEBE participa de Feira de Ciências


24 de julho de 2017
Skip to content