Pautados pela compreensão de que na contemporaneidade as estéticas visuais são fluidas e podem constituir discursos de poder, vinte acadêmicos de Design de Moda e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE se reuniram no sábado, 10 de março, para debater os discursos das imagens de Moda e as possibilidades da fotografia de Moda como linguagem social.
No primeiro encontro, os organizadores do projeto, o coordenador de Publicidade e Propaganda Rafael Zen e o organizador do Coletivo Hiato, comunidade criativa parceira Guilherme Müller, propuseram reflexões sobre o mercado de moda local e global, debatendo a função da fotografia como narrativa.
– O intuito social do projeto é fazer com que a UNIFEBE constitua um espaço de troca de saberes e experiências, onde a partir de ensaios fotográficos os acadêmicos percebam a potência da imagem como produtora de discursos – afirma Zen.
No encontro, foram debatidos os propósitos do grupo de pesquisa. Instigados pelas possibilidades de diálogo entre os campos artístico e social, alunos e mediadores decidiram que a temática do semestre será a fotografia de Moda como resistência aos discursos normativos.
Nos próximos encontros, por exemplo, os participantes dialogarão com a visibilidade das populações idosas, fazendo com que os trabalhos produzidos possam resgatar discussões urgentes para o âmbito social.
