14 de dezembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Jogos de Cultura Oceânica das acadêmicas de Pedagogia UNIFEBE são destaques na Olimpíada do Oceano 2023

Trabalhos abordam o cuidado com o oceano e a vida marinha

Os Jogos com a temática Cultura Oceânica das acadêmicas da 4ª, 5ª e 6ª fases de Pedagogia da UNIFEBE foram premiados de forma virtual na Olimpíada Nacional do Oceano 2023.

Os trabalhos, produzidos pelas estudantes de forma individual ou em dupla como Atividade Prática Supervisionada – APS, no componente curricular de Ciências da Natureza: Saberes e Práticas, ministrado pela professora Tamily Roedel, foram inscritos na modalidade Produções Artísticas, Culturais e Tecnológicas.

“Para incentivar a participação na competição e inspirar as acadêmicas para elaborar os jogos, abordamos ao longo das aulas questões como os principais impactos que vêm sendo observados nos Oceanos, a relação das Bacias Hidrográficas com os Oceanos e os danos causados aos animais marinhos. Também ressaltamos a importância da escolha dos materiais que não agridem tanto o meio ambiente, sendo proibido o uso do EVA para a elaboração dos trabalhos”, explica Tamily.

Reconhecimento

O jogo das acadêmicas Priscila Rocinski Venera e Andréia Hames ganhou medalha de prata na etapa nacional da competição e de ouro na etapa regional. Com materiais recicláveis, as alunas criaram uma espécie de pescaria. Voltado para o ensino dos estudantes da Educação Infantil, o trabalho envolve informação e conscientização sobre o descarte do lixo nos oceanos e a relação da poluição com a extinção dos animais marinhos.

“A ideia é que o aluno aprenda brincando. Aprenda sobre o tempo de decomposição do lixo na natureza, sobre as espécies marinhas e desenvolva a percepção do cuidado com o oceano. Por ser uma atividade lúdica, ela desenvolve ainda a coordenação motora, concentração e trabalha a conscientização”, destaca a acadêmica Andréia Hames.

As estudantes foram certificadas digitalmente, com medalhas virtuais, já que o foco da competição é incentivar a reflexão sobre a cultura de preservação ambiental. “Foi uma honra receber essa premiação, pois nos fez perceber que estamos no caminho certo em direção ao nosso futuro profissional”, complementou a estudante.

A coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, lembra que este é o segundo ano que o curso é destaque na Olimpíada do Oceano. “Esse reconhecimento evidencia o compromisso do nosso curso também com a temática da sustentabilidade, e o engajamento da professora Tamily que sempre desenvolve projetos dessa natureza, envolvendo as futuras pedagogas, contribuindo para uma formação científica. Estamos muito orgulhosos”, evidencia a coordenadora.

A Olimpíada

A Olimpíada do Oceano é um projeto educacional, envolvendo o ensino formal e não formal de todo o país, para a promoção da cultura oceânica, ou seja, a compreensão do papel do oceano na nossa vida e da influência de nossas ações no oceano. Contribuindo com a formação de uma Geração Oceano, esta iniciativa se alinha à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2021 – 2030) e às ações para atingir as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Confira o nome das acadêmicas premiadas na competição:

Nomes das acadêmicas que produziram os Jogos com a temática Cultura Oceânica Premiação
1 Priscila Rocinski Venera e Andréia Hames Prata (Etapa Nacional)
2 Priscila Rocinski Venera e Andréia Hames Ouro (Etapa Regional)
3 Maria Eliane da Luz Leite da Silva e Lindamara de Fátima de Freitas Verona Prata (Etapa Regional)
4 Camila Dada e Micaella Mantovani Daneluzi Prata (Etapa Regional)
5 Bruna Correa da Silva e Keyla Tavares de Oliveira Prata (Etapa Regional)
6 Letícia de Souza Prata (Etapa Regional)
7 Francieli Florentin e Marili de Fatima Mews Ramos Prata (Etapa Regional)
8 Ana Paula Martins e Roselita Aparecida Lopes Dearo Voss Prata (Etapa Regional)
9 Maiara da Silva Sbardelatti Bronze (Etapa Regional)
10 Miriam Borges Alles e Daiane Hasse da Luz Bronze (Etapa Regional)