Uma série de eventos organizados em parceria com empresa e instituições de Brusque e região, durante o componente curricular Projeto Integrador V, iniciou-se com o Híbrido Insights. A programação foi idealizada por um grupo de acadêmicas da 5.ª fase do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE e teve Leonardo Gevaerd, Francini Maurici e Franciele da Paz como palestrantes.
O circuito de palestras que abordou a performance digital, estratégias de marketing, comportamento do consumidor e atuação no mercado B2B. Além do curso, a atividade contou com a participação de acadêmicos de Administração, Design Gráfico, Gestão Comercial, Processos Gerenciais e Publicidade e Propaganda.
A programação foi a primeira oportunidade que a acadêmica Laila Ebel teve de organizar um evento desde o início. Segundo ela, a experiência foi uma das vivências práticas mais marcantes em que ela se envolveu em sua jornada universitária.
“Foi a primeira vez que realmente participei da criação de um evento do zero, e pude perceber, de uma vez por todas, que vai muito além do ‘grande dia’. Tive a oportunidade de vivenciar todas as etapas: desde a escolha de uma empresa reconhecida e renomada no mercado, o primeiro contato, a coleta de um briefing completo e bem estruturado, até o planejamento detalhado do evento”, detalha a acadêmica. De acordo com ela, o processo envolveu o entendimento do tema, organização e divulgação da programação.
Contato com o mercado
Segundo a professora Denise Sapelli, a interação oferece aos estudantes de Publicidade e Propaganda uma vivência prática com empresas reais, por meio do planejamento e execução de eventos empresariais. Ao todo, a atividade conta com sete grupos de acadêmicos, que devem organizar suas programações seguindo o modelo de parcerias.
Ela ressalta que o modelo da atividade se reverte em fortalecimento na formação acadêmica e profissional dos acadêmicos com a conexão entre teoria e prática promovida pela atividade. “A atividade desenvolve competências, tais como: gestão de projetos, organização de eventos, planejamento estratégico de comunicação, produção de materiais promocionais e relacionamento com o cliente”, descreve a professora.
O contato direto com os desafios das empresas, como avalia o coordenador do curso, professor Thiago dos Santos, estimula o pensamento estratégico, a criatividade e o trabalho em equipe. Segundo ele, as competências são fundamentais para quem vai atuar no mercado da comunicação.
“O evento Híbrido Insights foi importante porque dá continuidade à proposta do curso de Publicidade e Propaganda de conectar teoria e prática por meio de projetos reais com empresas locais”, descreve.