02 de maio de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Planejamento Urbano e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são abordados em palestra para estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE

Atividade foi desenvolvida durante a disciplina de Planejamento Urbano: Loteamento

A relação entre o Planejamento Urbano e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi abordada na última terça-feira (26), em uma palestra virtual ministrada aos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE.

A atividade foi realizada durante a aula do professor Anderson Buss, na disciplina de Planejamento Urbano: Loteamento. No bate-papo, o egresso da UNIFEBE e diretor de Planejamento Urbano do Instituto Brusquense de Planejamento (IBPLAN), André Felipe Bozio, falou aos estudantes sobre o Plano Diretor de Brusque e sua prática urbana.

A representante do Movimento ODS, Carla Veras, apresentou aos acadêmicos como o Planejamento Urbano pode contribuir para atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelo Movimento ODS, como água potável, saneamento e cidades e comunidades sustentáveis.

Para finalizar o debate, a arquiteta Cristiane de Souza, apresentou o projeto do Parque Linear Ilha da Figueira, construído em Jaraguá do Sul. O projeto foi desenvolvido pela arquiteta como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, hoje, é exemplo de como é possível planejar, atendendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“Todas as informações repassadas na palestra contribuíram para o planejamento do projeto de loteamento que precisamos desenvolver neste semestre. A abordagem da Cris foi essencial como ponto criativo, para termos uma ideia de como organizar e pensar nos ambientes públicos, atendendo aos objetivos propostos no ODS. Ver um TCC sair do papel e ser executado, nos inspira como acadêmicos, pois percebemos que é possível transformar nossas ideias em realidade”, conta a acadêmica da 3ª fase de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, Rafaela Goreski.

De acordo com o professor da disciplina, Anderson Buss, é importante que os estudantes interajam com outros profissionais e compartilhem esses conhecimentos. “Em bate-papos como estes, proporcionamos que os acadêmicos visualizem a realidade de suas profissões no mercado de trabalho e entendam o real impacto do papel do arquiteto e urbanista para a construção de um futuro mais bem planejado e sustentável”, complementa Anderson.

A palestra virtual foi aberta aos interessados no assunto e realizada via Google Meet.

Colaboradores da UNIFEBE entregam donativos ao Lar Menino Deus

01 de abril de 2016
Brasília e inovação são temas do Simpósio de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE
UNIFEBE