27 de setembro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Horta comunitária da UNIFEBE recebe o primeiro plantio

Mudas de hortaliças e chás foram plantadas no último sábado (25), pelos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo

O campus do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) conta agora, com uma horta comunitária para o cultivo de hortaliças e chás de diversas espécies. O espaço integra o projeto de revitalização do campus e recebeu o primeiro plantio no último sábado (25), quando as primeiras mudas foram cultivadas pelos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da instituição.

A professora da disciplina de Paisagismo II, Alexssandra da Silva Fidelis, responsável pela primeira oficina de Horta Urbana, salienta que o espaço, além de estar disponível ao uso da comunidade, servirá como instrumento pedagógico para atividades de educação ambiental, reflexão sobre modos de produção e consumo e, acesso a uma alimentação saudável e de qualidade.

“Nosso intuito com a horta Espaço e Saúde é torná-la um ambiente de troca de saberes e estímulo para o encontro, envolvendo a comunidade acadêmica e externa e estreitando ainda mais essa relação entre a universidade e a população da nossa região”, salienta Alexssandra.

A horta também faz parte das ações do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE e do compromisso da instituição com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), abrangendo três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Ter esse espaço na nossa instituição começou com um sonho, que foi abraçado por muitas pessoas, e logo em seguida se tornou um projeto institucional. Sábado colocamos a mão na terra e começamos a realizar este, que é apenas o início, da revitalização de todo o campus”, enfatiza a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Antes de iniciar o plantio, os acadêmicos da disciplina de Paisagismo II participaram de um workshop na Floricultura Pingo de Ouro. Durante a atividade, os estudantes puderam avaliar as diferentes espécies vegetais, distinguindo os atributos formais, temporais e funcionais, característicos de cada planta utilizada no paisagismo. Eles também realizaram o replantio de mudas e montaram vasos, seguindo as orientações necessárias à manutenção das plantas. Por fim, elaboraram um pequeno jardim, levando em consideração a seleção de espécies para a composição.

“Participar do plantio na horta comunitária da UNIFEBE foi uma experiência marcante.  Pusemos nossos conhecimentos em prática, aprendemos ainda mais sobre plantio, espécies, cultivo e cuidados e, o melhor ainda foi colocar a mão na massa (terra) de verdade. Tenho a certeza de que quando virmos as plantinhas crescidas e a comunidade desfrutando da horta, a gratidão em nossos corações será maior ainda”, complementa a acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Elisi Maestri Heil.

No sábado (25), os estudantes prepararam o solo, delimitaram as áreas e plantaram mudas de couve manteiga, couve-escura, alface, manjericão, orégano, rúcula, chicória, camomila, capim-limão e hortelã-menta. Agora, a horta comunitária pode ser utilizada por estudantes, professores, colaboradores e moradores da região.

Calouros de Fisioterapia são recepcionados com Aula Magna e Cerimônia do Jaleco

Calouros de Fisioterapia são recepcionados com Aula Magna e Cerimônia do Jaleco

20 de março de 2023
Últimas vagas para a Seleção pelo Histórico Escolar Unifebe