02 de dezembro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

IBGE homologa a primeira Estação Geodésica de Brusque

Pontos com informações de latitude, longitude e altitude foram instalados na UNIFEBE.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) homologou a Estação Geodésica instalada no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) como o primeiro equipamento com informações de latitude, longitude e altitude do município. Agora, oficialmente, engenheiros e profissionais da área podem utilizar os dados obtidos de forma gratuita.

A Estação Goedésica de Brusque foi instalada por um grupo de estudantes do curso de Engenharia Civil da UNIFEBE. Com o auxílio da coordenação e de outros professores, os acadêmicos instalaram o marco em novembro de 2018, de acordo com as normas do IBGE.

Após a coleta de dados das coordenadas planialtimétricas (coordenadas do plano e altura), e informações de estações de referência, com os seus respectivos valores de coordenadas e dados auxiliares, que constituem o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), o IBGE liberou a homologação legal da estação.

Para o acadêmico e idealizador do projeto, Marcos Paulo Thomazi, a homologação da Estação Geodésica representa uma conquista. “A ideia surgiu a partir das aulas de topografia, visto que o marco mais próximo está localizado na cidade de Itajaí. Então, eu e meus colegas Alan Cabral, Rodrigo da Cruz e Theylor Voltolini nos reunimos, e com o auxílio dos professores, iniciamos a construção do primeiro marco geodésico de Brusque”, ressalta Thomazi.

O coordenador do curso de Engenharia Civil, Jaison Homero de Oliveira Knoblauch, destaca que a instalação do marco seguiu as instruções do IBGE. “O IBGE só considera um marco físico como Estação Geodésica, se a instalação do equipamento seguir todos os regulamentos. Por isso, aguardamos a homologação do IBGE, para ofertar mais este serviço em prol da comunidade”, enfatiza Knoblauch.

Agora, além dos acadêmicos da disciplina de topografia, a estação pode ser utilizada como referência para projetos de engenharia, arquitetura e outros. As informações da Estação Geodésica de Brusque estão disponíveis de forma gratuita no Banco de Dados Geodésicos do IBGE.

Professor e Acadêmico de Educação Física publicam artigo em jornal

22 de agosto de 2008