notícias colégio
Notícias
29 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

IFMSA Brazil UNIFEBE promove projeto com ciclo de palestras sobre Dying

Evento reuniu estudantes de Medicina no auditório do Bloco C da UNIFEBE.

A Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil – IFMSA Brazil UNIFEBE realizou no dia 18 de maio, no auditório do Bloco C da UNIFEBE, o ciclo de palestras “Dying: a human thing”. O evento, voltado aos estudantes de Medicina da Instituição, tratou sobre como os futuros médicos devem lidar com a morte dos pacientes.

Logo na abertura da programação, o coordenador do curso de Medicina da UNIFEBE e neurocirurgião, doutor Osvaldo Quirino de Souza, falou sobre as especialidades médicas e seu convívio com a morte. Na sequência, o docente do curso, doutor Joel Mendes, tratou da Medicina e a espiritualidade e a psicóloga, Josiane Steinmetz, conversou com os estudantes sobre a ideação suicida dos pacientes. Já a enfermeira, Roselaine Grulke, compartilhou seu relato de experiência de quase morte. O ciclo de palestras foi encerrado com a médica especialista em cuidados paliativos, doutora Gisele Heine, que apresentou sobre os cuidados paliativos e o papel do médico.

A coordenadora local, diretora local de Saúde Pública IFMSA Brasil UNIFEBE e estudante da 4ª fase de Medicina da UNIFEBE, Camily Schvetcher, destaca que o projeto Dying surgiu com o intuito de quebrar uma série de paradigmas sobre as relações entre a morte a Medicina. “A Medicina é uma área que abrange muitos aspectos, desde o início da vida até sua fase final. Com o Dying nosso objetivo era preparar os estudantes do curso, dentro desse contexto que eles lidarão ao longo da vida acadêmica e profissional. Como a morte desperta muitos sentimentos, é extremamente importante que ele saiba como lidar, visto que sua principal função do trabalho é o de cuidar e preservar a vida. Esperamos que com as palestras conseguimos gerar essas reflexões sobre o fim da vida, a posição do médico e o manejo com os pacientes e seus familiares nessas situações”, enfatiza Camily.

Palestrante do evento e coordenador do curso, doutor Osvaldo Quirino de Souza, salienta que o tema é essencial para a formação de médicos mais humanos. “Precisamos entender que a morte para um familiar é extremamente delicada e dolorosa. Mais do que um profissional, o médico precisa ser um ser humano e enxergar o paciente com essa mesma sensibilidade. Parabenizo a equipe da IFMSA pela organização e pela preocupação em abordar assuntos tão relevantes para nossos estudantes”, complementa o doutor Osvaldo.

Confira as fotos do evento:

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Parceria entre UNIFEBE e Casa Renaux preserva a História de Brusque
Cultura

Parceria entre UNIFEBE e Casa Renaux preserva a História de Brusque


25 de julho de 2017
Reunião da COREME traça planejamento para Residência Médica
UNIFEBE

Reunião da COREME traça planejamento para Residência Médica


29 de setembro de 2017
Equipe feminina de Futsal do Colégio UNIFEBE é medalha de prata nos JEBS 2022
Colégio UNIFEBE

Equipe feminina de Futsal do Colégio UNIFEBE é medalha de prata nos JEBS 2022


30 de setembro de 2022
Skip to content