notícias colégio
Notícias
28 de junho de 2013

III Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí acontece na UNIFEBE

No dia 4 de julho, a partir das 8h, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE sedia o III Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí. O evento é uma ação conjunta da UNIFEBE com a FURB, UNIDAVI, UNIVALI e Comitê do Itajaí e será realizado no auditório do Bloco C, Campus Santa Terezinha.


O Fórum abordará um panorama da ocorrência dos desastres naturais no Brasil e no Estado de Santa Catarina, métodos de análise para a gestão de bacias sujeitas à inundação, bem como irá discutir o modelo HAND um método para o mapeamento generalizado de áreas de risco de inundações e mapeamento de encostas sujeitas a riscos de desmoronamento. O público alvo são os gestores e técnicos municipais ligados ao setor de planejamento, meio ambiente e proteção e defesa civil, acadêmicos e sociedade em geral.

Apresentação do FÓRUM

O Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí é uma tentativa de integração entre os governos municipais, estadual e a sociedade civil, conforme orienta o Plano Integrado de prevenção e Mitigação de Desastres Naturais na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (PPRD). Desenvolvido após o desastre de novembro de 2008 o PPRD tem a missão de congregar organizações públicas e privadas em torno da redução de risco de desastres naturais na bacia do Itajaí, promovendo uma base comum para a definição e implementação de uma política pública permanente, orientadora e reguladora.


O I Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí aconteceu em maio de 2012, no Campus I da FURB, em Blumenau, e abordou os sistemas de alerta e previsão de inundações existentes na bacia e as medidas adotadas pelos municípios. O evento contou com a participação de 128 pessoas, provenientes de diversos municípios da região.


O II Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí aconteceu em novembro de 2012, no Campus I da FURB, em Blumenau, e abordou a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei Federal nº 12.608/2012) e a articulação de outras políticas públicas e do Sistema de Justiça com a prevenção de desastres, bem como, apresentou os resultados de pesquisas voltadas à temática dos desastres, desenvolvidas no âmbito dos projetos beneficiados com recursos da FAPESC na CHAMADA PÚBLICA PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS Nº 10/2009 .


Confira a programação do evento:

8 h – Inscrições
8 h – Abertura (Reitor da UNIFEBE, Secretário de Estado da Defesa Civil e Presidente do Comitê do Itajaí)
9h – Ações empreendidas pela Secretaria Estadual de Defesa Civil para a confrontação de desastres na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (Sr. Milton Hóbus, Secretário de Estado da Defesa Civil).
9h30. – Atlas Brasileiro de Desastres Naturais 1991 a 2010 – Volume Santa Catarina (Dr. Jairo Kruger, CEPED/UFSC)
10h30. – Metodologia de análise para a gestão de bacias hidrográficas sujeitas a inundações (Dra. Priscila Krambeck Braun, FURB)
11h30 – Questionamentos e discussão.
12h – Almoço
14h – Experiência do mapeamento de áreas inundáveis e deslizamentos no Município de Jaraguá do Sul (Geólogo Normando Zitta).
15h – Modelo HAND e sua aplicabilidade na bacia do Itajaí (Mestrandos do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental e Prof. Dr. Adilson Pinheiro, FURB)
16h – Questionamentos e discussão
17h – Encerramento
Apresentação de Pôster: Título SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA ÁREAS COM RISCO DE ALAGAMENTO NAS MARGENS DO RIO DO PEIXE NO PERÍMETRO URBANO DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR-SC.
AUTOR: Engenheiro Ambiental Everton Luiz de Souza Guesser.

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Semana Acadêmica aborda Integração da Educação Ambiental na Pedagogia
Semana Acadêmica

Semana Acadêmica aborda Integração da Educação Ambiental na Pedagogia


18 de outubro de 2018
UNIFEBE abre inscrições para Vestibular e Seleção

UNIFEBE abre inscrições para Vestibular e Seleção


12 de abril de 2013
Atenção bolsista. Liberada 6ª e 7ª parcela da Bolsa do Artigo 171

Atenção bolsista. Liberada 6ª e 7ª parcela da Bolsa do Artigo 171


02 de dezembro de 2011
Skip to content