20 de junho de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Equipe Baja Pelznickel UNIFEBE participa da 26ª Fenajeep

Acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica e de Produção apresentaram o projeto durante os cinco dias de evento

Um Mini Baja, um símbolo da tradição local e muito amor pelo mundo off-road. Assim foi o stand da equipe Baja Pelznickel UNIFEBE, na 26ª Fenajeep. Os acadêmicos de Engenharia Mecânica e de Produção apresentaram, entre os dias 19 e 23 de junho, o projeto desenvolvido por eles, no maior evento 4X4 da América Latina.

O carro projetado e construído pelos estudantes, de acordo com as diretrizes técnicas estabelecidas pela Society of Automotive Engineers (SAE), tem suas características alinhadas à proposta da Fenajeep e por isso, a equipe foi convidada a expor o projeto no Salão Off-road da festa. Essa foi a primeira vez dos acadêmicos na Fenajeep, expondo junto a outros grandes stands do segmento.

O Pró-reitor de Graduação da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, prestigiou o evento e destacou a importância da participação para a instituição. “Foram dias em que nossos acadêmicos adquiriram novos conhecimentos, fizeram contatos e mostraram que a UNIFEBE pode capacitar profissionais para projetar e desenvolver esses tipos de veículo”.

Gabriel Murilo Machado acadêmico da 7ª fase de Engenharia Mecânica, viu o stand como uma oportunidade. “Foi uma chance de mostrarmos para tantas marcas e competidores da América Latina, essa extensão do nosso aprendizado. Recebemos muitos comentários positivos e construtivos para desenvolvermos ainda mais o Baja”.

Para o professor orientador do projeto, Misael Dalbosco, foi gratificante prestigiar a Fenajeep. “Ver os acadêmicos, que são a cara da UNIFEBE, mostrando a qualidade dos nossos cursos, nos fez ter certeza de que estamos no caminho certo. Eles compartilharam seus conhecimentos e saíram de lá com experiências riquíssimas para acrescentar ao projeto e, principalmente, a suas formações profissionais”.

Competições
Agora a equipe Baja prepara um novo carro para competir em novembro, na 17ª Etapa Sul da Competição Baja SAE Brasil, em Caxias do Sul (RS). No ano passado os acadêmicos representaram a UNIFEBE e ficaram em 13º lugar na classificação geral. Após a Etapa Regional, o objetivo é disputar, no início de 2020, a Etapa Nacional.

“O novo carro já está sendo construído. Atualmente, estamos buscando parcerias para auxiliar com os recursos necessários à execução do veículo. Para isso, estruturamos um plano de patrocínios que prevê a divulgação das empresas parceiras nos eventos e competições nos quais a equipe participa. Já temos duas empresas da região investindo no projeto, e esperamos atrair outras”, destaca Dalbosco.

Equipe Baja Pelznickel UNIFEBE

A equipe Baja Pelznickel UNIFEBE existe desde março de 2017, atualmente é composta por 18 acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção, que se dedicam de forma 100% voluntária.

Aberta a acadêmicos de todas as Engenharias, já a partir da 1ª fase, a equipe tem como objetivo projetar e construir veículos off-road de acordo com as diretrizes técnicas estabelecidas pela SAE, para participar de competições organizadas por ela.

Além de o conhecimento técnico agregado, as atividades da equipe são uma oportunidade para os estudantes aprenderem na prática como administrar um projeto técnico de longo prazo, com cronogramas, metas e gerenciamento do grupo de trabalho.

O nome da equipe é uma homenagem à lenda trazida pelos imigrantes da região de Baden-Württemberg, da Alemanha, que colonizaram Brusque e Guabiruba.

UNIFEBE realiza palestra sobre oportunidades de intercâmbio na Alemanha

13 de abril de 2015
Eventos da Semana – De 7 a 12 de julho