19 de março de 2008

Inscrições abertas para o Desafio Sebrae 2008

Os universitários catarinenses já podem formar seus grupos e se inscreverem para o Desafio Sebrae 2008, que propõe aos estudantes o gerenciamento de uma empresa virtual. Para participar os interessados devem reunir grupos de 3 a 5 pessoas, independente do curso de graduação ou fase que estejam cursando e começar o planejamento e desenvolvimento de sua empresa.

O tema do Desafio deste ano é uma empresa virtual do setor calçadista feminino. Os participantes terão que tomar decisões relacionadas com o gerenciamento da empresa, como a tomada de decisões, os investimentos em matéria-prima e infra-estrutura, a contratação de mão-de-obra especializada, a formulação dos preços de custo e venda de produtos, entre outros. Os grupos vencedores das semifinais recebem como prêmio um notebook para cada integrante, e a equipe vencedora nacional ganha uma viagem de estudos à Itália, para conhecer centros empreendedores estrangeiros.

Em 2007 o Desafio Sebrae recebeu 86 mil inscrições em todo território nacional. Somente em Santa Catarina quase 3 mil candidatos participaram do Desafio, que oferece aos estudantes universitários, experiências sobre gestão empresarial, além de estimular o empreendedorismo.

As inscrições para o Desafio Sebrae 2008 estão abertas até o dia 30 de abril através do site www.desafio.sebrae.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 por equipe. A semifinal itinerante da disputa será realizada em Florianópolis, no mês de novembro, e a grande final será em Brasília.

Entenda o Jogo

O Desafio Sebrae é um jogo de empresas virtuais voltado para estudantes universitários de todo o Brasil. A oportunidade beneficia os jovens independentemente do curso de graduação ou tecnólogo e a fase que estejam fazendo. Durante o jogo os jovens têm contato real com o ambiente e a dinâmica empreendedora através de um software exclusivo do Desafio Sebrae.

Na disputa, os jogadores reúnem-se em equipes com 3 a 5 componentes e ficam responsáveis por gerenciar virtualmente uma empresa. As equipes ficam divididas em chaves, onde enfrentam situações semelhantes às que os empresários enfrentam no dia a dia. O Desafio é dividido em cinco fases, sendo as três primeiras virtuais e as duas seguintes presenciais, quando a estrutura do jogo sofre uma modificação.

Assim como no vídeo game, a cada fase conquistada o jogo fica mais difícil, e o participante pode testar sua capacidade de tomar decisões, trabalhar em equipe, buscar soluções e desenvolver seu espírito empreendedor.

Acadêmicos participam de Feira de Ferramentas em Joinville

17 de março de 2010