notícias colégio
Notícias
05 de agosto de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Integração entre calouros e veteranos de Pedagogia introduz novos estudantes no ambiente universitário

Projeto Angel Friend é realizado semestralmente pelo curso

Acolhida e apoio para uma nova fase de vida dos estudantes. Assim é o projeto Angel Friend, realizado semestralmente pelo curso de Pedagogia da UNIFEBE, que visa integrar calouros e veteranos, auxiliando os novos alunos a se ambientarem com a universidade.

Nesta edição, dez calouros foram acolhidos pelos acadêmicos da 2.ª fase do curso. Vestidos com asas de anjos, os veteranos realizaram uma dinâmica, no último dia 24 de julho, no Espaço Ecumênico Arcanjo Miguel. Na atividade, as frases que se completavam sobre Anjos Amigos, introduziu o diálogo e partilha entre os colegas de curso.

 

Compartilhar emoções e sentimentos semelhantes nesta nova jornada é o que aproxima ainda mais os calouros dos seus “Anjos Amigos”, comenta a acadêmica da 2.ª fase, Kamili Tomio, que, no primeiro semestre de 2024, teve a experiência de ser acolhida logo nas primeiras semanas do curso.

“Participar dessa dinâmica, tanto como caloura quanto como veterana, foi extremamente enriquecedor. A experiência de ser acolhida e, posteriormente, poder retribuir isso com um novo integrante demonstrou a importância do suporte mútuo. A jornada acadêmica, com seus desafios e emoções, tornou-se mais significativa e humanizada por meio dessas trocas de apoio e aprendizado. Essa vivência ressaltou a importância de oferecer suporte e como, juntos, podemos tornar o percurso acadêmico mais leve e inspirador para todos”, avalia a Kamili.

Esta é a 7.ª edição do projeto Angel Friends. As ações desenvolvidas pelo curso, considera a coordenadora do curso, professora Eliane Kormann, visam auxiliar os calouros, desde aqueles que saíram recentemente do Ensino Médio até os que estão há mais tempo fora do espaço educacional. “O projeto tem contribuído para adaptação e permanência dos estudantes que se sentem mais seguros e, por isso, felizes e empolgados com a nova fase da formação. São várias ações desenvolvidas desde o primeiro dia de aula e se estendem durante o semestre. Tudo para que o novo estudante se sinta pertencente à comunidade acadêmica”, complementa a professora Eliane.

 

 

Integração e adaptação

Ingressar na universidade no segundo semestre letivo e integrar uma turma que já estudou junto, requer uma adaptação diferente, revela a caloura de Pedagogia, Ana Beatriz Haag. “Com as ações senti que eu tinha com quem contar nessa nova fase. Poderia ser com o professor, com a coordenadora, com a minha amiga anjo. Eu já conhecia a UNIFEBE, já tinha iniciado um curso na instituição, mas os anjos também mostraram a instituição para as alunas novas, então é realmente muito legal e muito importante. Tenho a certeza de que cada calouro deve ter o mesmo sentimento que tive, de alegria e de sentir-me bem-vinda”, relata Ana.

Além da ação de recepção, todos os momentos de monitoria realizados pelos veteranos com os calouros serão registrados pelos acadêmicos veteranos em forma de um portfólio, que gerarão Horas Complementares de Monitoria.

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Reitora prestigia Desfile de Natal

Reitora prestigia Desfile de Natal


04 de dezembro de 2009
Confira o resultado da Seleção pelo Histórico  e Vestibular

Confira o resultado da Seleção pelo Histórico e Vestibular


12 de dezembro de 2013
Equipe de vôlei comemora com jantar conquistas de 2011

Equipe de vôlei comemora com jantar conquistas de 2011


06 de dezembro de 2011
Skip to content