notícias colégio
Notícias
03 de julho de 2015

Integrantes do projeto “50 parcerias Municipais para o Clima até 2015” visitam o KIT

Durante a viagem à Alemanha, os representantes do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE integrantes do “50 parcerias Municipais para o Clima até 2015” participaram de várias ações do projeto.
Integram a comitiva brusquense a presidente do comitê de sustentabilidade Mara Lúcia Figueiredo, a relações internacionais Ana Paula Bonatelli, o professor e superintendente da FUNDEMA Cristiano Olinger e a engenheira ambiental Amabilly Schvambac.

Na sexta-feira, 26 de junho, o grupo conheceu o Instituto Tecnológico de Karlsruhe – KIT, um dos mais renomados institutos de pesquisa e formação da Europa. Com mais de 9.000 funcionários e um orçamento anual de cerca de 785 milhões de euros, o KIT atua em várias áreas de pesquisa e é considerado referência internacional.

“Participamos de uma demonstração com pesquisadores do KIT do projeto “Competence E” sobre o armazenamento de energia elétrica e após a explicação da teoria, fomos convidados a conhecer todo o desenvolvimento na prática de um campo de células fotovoltaicas”, conta Ana.

Na oportunidade, o grupo conversou com o professor Johannes Blümer, renomado pesquisador em astrofísica, que atualmente é o gestor do KIT. Durante a reunião, foram apresentados os objetivos do projeto "50 municípios pelo clima" e os benefícios de uma parceria com a UNIFEBE para o desenvolvimento de pesquisa e plano de ação dentro das necessidades do município de Brusque e o distrito de Karlsruhe.

“O Sr. Helmut Lehn, pesquisador na área de água e esgoto se demonstrou interessado em auxiliar e propôs uma pesquisa colaborativa. Além disso a Sra. Pascale Kohler, que é a responsável pelos acordos de cooperação com países da América Latina e do Norte, deixou as portas abertas para esta parceria”, explica a relações internacionais da UNIFEBE.

Mobilidade Urbana

Durante a tarde, a comitiva conheceu as obras do Sistema de Transporte Municipal de Karlsruhe, com investimentos superiores a 900 milhões de euros. "Toda área central está sendo remodelada para garantir uma mobilidade segura e eficiente.

Tivemos a oportunidade também de conferir na teoria e na prática uma grande parte da obra que se trata de um dos sistemas de transporte público mais elogiados, já tendo recebido visita inclusive do Brasil e de várias outras cidades do mundo interessadas em mobilidade", diz Olinger.

No sábado, o grupo voltou ao KIT, no campus voltado à formação acadêmica, para participar do Dia de Portas Abertas. Vários projetos do instituto estavam em exposição para a comunidade.

“Muitas demonstrações são interativas e possibilitam desde crianças até adultos participarem, trazendo além do aprendizado e compreensão, também o interesse pelos participantes a ingressar nesta grande Instituição já nas suas áreas de maior afinidade. Fomos recebidos também pela Sra. Dra Irene Huber, diretora executiva para assuntos internacionais, que se colocou à inteira disposição para fechar uma parceria com a UNIFEBE”, relata Ana.

"Essa visita ao KIT nos proporcionou conhecer professores que fazem pesquisas em áreas afins com o tema central do projeto 50 parcerias municipais pelo clima, que permitirão uma aproximação entre as duas instituições para futuras parcerias de pesquisas voltadas a essa temática", diz a professora Mara.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fotos: Divulgação
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Direito assistem palestra sobre Observatório Social de Brusque
Pesquisa

Acadêmicos de Direito assistem palestra sobre Observatório Social de Brusque


30 de outubro de 2017
Reitora da Unifebe recebe Título de Cidadã Honorária de Brusque

Reitora da Unifebe recebe Título de Cidadã Honorária de Brusque


02 de agosto de 2005
Curso de Pedagogia realiza Noite Cultural Solidária
Cultura

Curso de Pedagogia realiza Noite Cultural Solidária


12 de novembro de 2018
Skip to content