03 de julho de 2015

Integrantes do projeto “50 parcerias Municipais para o Clima até 2015” visitam o KIT

Durante a viagem à Alemanha, os representantes do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE integrantes do “50 parcerias Municipais para o Clima até 2015” participaram de várias ações do projeto.
Integram a comitiva brusquense a presidente do comitê de sustentabilidade Mara Lúcia Figueiredo, a relações internacionais Ana Paula Bonatelli, o professor e superintendente da FUNDEMA Cristiano Olinger e a engenheira ambiental Amabilly Schvambac.

Na sexta-feira, 26 de junho, o grupo conheceu o Instituto Tecnológico de Karlsruhe – KIT, um dos mais renomados institutos de pesquisa e formação da Europa. Com mais de 9.000 funcionários e um orçamento anual de cerca de 785 milhões de euros, o KIT atua em várias áreas de pesquisa e é considerado referência internacional.

“Participamos de uma demonstração com pesquisadores do KIT do projeto “Competence E” sobre o armazenamento de energia elétrica e após a explicação da teoria, fomos convidados a conhecer todo o desenvolvimento na prática de um campo de células fotovoltaicas”, conta Ana.

Na oportunidade, o grupo conversou com o professor Johannes Blümer, renomado pesquisador em astrofísica, que atualmente é o gestor do KIT. Durante a reunião, foram apresentados os objetivos do projeto "50 municípios pelo clima" e os benefícios de uma parceria com a UNIFEBE para o desenvolvimento de pesquisa e plano de ação dentro das necessidades do município de Brusque e o distrito de Karlsruhe.

“O Sr. Helmut Lehn, pesquisador na área de água e esgoto se demonstrou interessado em auxiliar e propôs uma pesquisa colaborativa. Além disso a Sra. Pascale Kohler, que é a responsável pelos acordos de cooperação com países da América Latina e do Norte, deixou as portas abertas para esta parceria”, explica a relações internacionais da UNIFEBE.

Mobilidade Urbana

Durante a tarde, a comitiva conheceu as obras do Sistema de Transporte Municipal de Karlsruhe, com investimentos superiores a 900 milhões de euros. "Toda área central está sendo remodelada para garantir uma mobilidade segura e eficiente.

Tivemos a oportunidade também de conferir na teoria e na prática uma grande parte da obra que se trata de um dos sistemas de transporte público mais elogiados, já tendo recebido visita inclusive do Brasil e de várias outras cidades do mundo interessadas em mobilidade", diz Olinger.

No sábado, o grupo voltou ao KIT, no campus voltado à formação acadêmica, para participar do Dia de Portas Abertas. Vários projetos do instituto estavam em exposição para a comunidade.

“Muitas demonstrações são interativas e possibilitam desde crianças até adultos participarem, trazendo além do aprendizado e compreensão, também o interesse pelos participantes a ingressar nesta grande Instituição já nas suas áreas de maior afinidade. Fomos recebidos também pela Sra. Dra Irene Huber, diretora executiva para assuntos internacionais, que se colocou à inteira disposição para fechar uma parceria com a UNIFEBE”, relata Ana.

"Essa visita ao KIT nos proporcionou conhecer professores que fazem pesquisas em áreas afins com o tema central do projeto 50 parcerias municipais pelo clima, que permitirão uma aproximação entre as duas instituições para futuras parcerias de pesquisas voltadas a essa temática", diz a professora Mara.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fotos: Divulgação
imprensa@unifebe.edu.br