notícias colégio
Notícias
17 de abril de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Inteligência Emocional é foco de palestra ministrada aos estudantes de Psicologia da UNIFEBE

Tema foi abordado com acadêmicos da 1ª fase do curso

A Inteligência Emocional, uma competência fundamental no século XXI, ultrapassa os limites dos processos psicológicos básicos, em especial a emoção, e vem se tornando cada vez mais central nas práticas dos profissionais de psicologia. Tal tema foi o foco da palestra virtual realizada no dia 8 de abril, com os acadêmicos da 1ª fase do curso de Psicologia da UNIFEBE, durante a aula do componente curricular de Psicologia Organizacional, ministrado pela professora Suelen Frainer.

A psicóloga e especialista em gestão de pessoal, Gabriela Senna P. Freire, foi quem conduziu os estudantes pelo universo da Inteligência Emocional, ressaltando não somente sua relevância para o sucesso profissional, mas também para o bem-estar pessoal e o cultivo de relações saudáveis. “Estamos vivenciando um contexto em constante mudanças, aspectos comportamentais estão ganhando maior espaço nas organizações e nas nossas vidas. Ansiedades e inseguranças, são assuntos comuns no mundo. Para lidar com essas questões precisamos desenvolver, dentre outras competências, a nossa inteligência emocional.”, declara Gabriela.

A importância de compreender o conceito de Inteligência Emocional logo na primeira fase do curso de Psicologia foi destacada pela professora Suelen Frainer. “Ao contrário de certos mal-entendidos, a Inteligência Emocional não consiste em suprimir emoções negativas em busca de um otimismo infundado. É, na verdade, sobre o reconhecimento, compreensão e gerenciamento adequado das emoções”, esclarece Suelen.

Para o acadêmico da 1ª fase de Psicologia, John Lenon de Paula Padilha, o assunto se revela importante principalmente no dia a dia da vida universidade. “Como acadêmico de Psicologia percebo a necessidade de gerenciar as diversas informações e emoções envolvidas na correria do dia. Por vezes estas emoções tão intensas exigem que tenhamos inteligência emocional para não desanimarmos sob certas pressões. De fato, ter um bom desempenho nos nossos dias, requer saber gerir as emoções”, complementa o estudante.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da UNIFEBE, professora Andreia Martins, essa conexão com profissionais e especialistas na área enriquece o processo de ensino dos estudantes. “Principalmente quando falamos de um tema tão importante para os dias de hoje como é a inteligência emocional, visto que ela trabalha esse processo de autoconhecimento, de perceber quais são as emoções que me potencializam e quais que também me prejudicam. Nesse viés, é essencial que eles conheçam e desenvolvam essa competência que atualmente é um diferencial requisitado no mercado de trabalho”, enaltece a professora.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmica da Unifebe participa de Congresso Internacional

Acadêmica da Unifebe participa de Congresso Internacional


08 de setembro de 2009
Curso de Direito realiza palestra com major dos bombeiros

Curso de Direito realiza palestra com major dos bombeiros


08 de abril de 2009
Alunos do Colégio UNIFEBE customizam objetos no estilo de arte Rococó
Colégio UNIFEBE

Alunos do Colégio UNIFEBE customizam objetos no estilo de arte Rococó


27 de abril de 2023
Skip to content