19 de janeiro de 2012

Juiz professor da UNIFEBE recebe homenagem em Florianópolis

O juiz da Vara Criminal e professor da disciplina Direito da Infância e da Adolescência do curso de Direito do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Edemar Leopoldo Schlösser, recebeu da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Ordem dos Advogados de Santa Catarina, por meio da campanha Adoção – Laços de Amor, uma placa de homenagem pelos seus trabalhos dedicados na área de adoção.

Além do juiz, três pessoas receberam a homenagem: o promotor de justiça Marcelo Mengarda, a assistente social Mary Ann Furtado e Silva e a profissional da Casa de Acolhimento Jaira Nolli. A cerimônia de entrega foi realizada na noite desta quinta-feira, 15 de dezembro, no Centrosul, em Florianópolis. Cerca de 500 pessoas lotaram o auditório Sambaqui e acompanharam a festa que contou com apresentações musicais, depoimentos de autoridades, pais e filhos adotivos, e a presença de Papai Noel, que distribuiu presentes a todas as crianças.

O evento teve como mestre de cerimônia a jornalista e apresentadora da TV Globo, Glória Maria. Ela é mãe adotiva de duas irmãs, de 3 e 4 anos. Sobre os homenageados, a jornalista ressaltou a importância da ação de cada um. "São pessoas que fazem a diferença e que trouxeram esperança para muitas crianças", ressaltou.

Surpresa
Para o juiz de Brusque e professor da UNIFEBE, a homenagem foi uma surpresa. "Fui com o espírito desarmado, pois pensei que apenas citariam meu nome. Não esperava ser uma das quatro pessoas do estado a receber essa homenagem", revela Schlösser, que encontrou no evento famílias que auxiliou a unir e se deparou com agradecimentos de mães que, na adoção, receberam um dos melhores presentes de suas vidas.

As homenagens foram assistidas por crianças de casas de acolhimento de Joinville, Gaspar, Penha, Chapecó, Xanxerê, Barra Velha, Lages, Laguna, Lebon Régis, Bocaina da Sul, Piçarras, Papanduva, Santa Cecília, São Francisco do Sul, Tijucas, Biguaçu, São José e Florianópolis.

Conforme Schlösser, a presença das crianças proporcionou ao evento mais emoção. Questionado sobre o sentimento que prevalece nesses momentos, o juiz responde que a homenagem o deixa orgulhoso, principalmente por saber que com seu trabalho pode auxiliar tantas crianças e adolescentes.

São 19 anos que Schlösser trabalha nesta área. Na UNIFEBE, ministra aulas nessa área desde 2003.

A campanha
Lançada em 23 de maio deste ano, a campanha "Adoção – Laços de Amor" surgiu com o objetivo principal de estimular a adoção tardia – de crianças acima de três anos de idade -, reduzir o número de abrigados em instituições de acolhimento do estado e mostrar que, independente da idade, raça ou limitação física, todos precisam de uma família.
A iniciativa é uma parceria da Assembleia Legislativa, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), Ministério Público (MP-SC) e Tribunal de Justiça (TJ-SC). Além do estímulo à adoção tardia, múltipla (grupos de irmãos, e especial, a campanha também disponibilizou um telefone (0800-644-4994) para tirar dúvidas de quem quer adotar ou acompanhar o processo de adoção. A campanha também procurou agilizar os processos de adoção existentes na justiça catarinense. Mais informações podem ser obtidas no site www.portaladocao.com.br.

Semana de Psicologia promove aperfeiçoamento profissional e cultural
Semana Acadêmica