12 de novembro de 2015

Laboratório de Química da UNIFEBE realiza análises de água para comunidade

Preocupado com a saúde de sua família, o morador do bairro Águas Claras, Edivan Emerson Beuting, recorreu ao Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE para avaliar a qualidade da água retirada do poço artesiano de sua residência. Para conscientizar os habitantes do município, e incentivar a conservação deste recurso natural, o laboratório de Química da UNIFEBE oferece gratuitamente à comunidade o serviço de análise de água.

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (47) 3211-7244 e agendar um horário e para a coleta das amostras de material. Seguindo parâmetros de normas internacionais, a monitora do laboratório da instituição vai até o local e coleta amostras para análise.

Segundo Beuting, o próprio construtor do poço artesiano recomendou a UNIFEBE para fazer o teste da água. “Acho que todo mundo que tem poço em casa devia fazer uma análise para ter certeza da qualidade da água que está consumindo.

Esse serviço oferecido pela instituição é muito bom, achei muito interessante. Realmente vou indicar para várias outras pessoas que também têm poço em casa”, conta.

Serviço

A análise de água é feita no laboratório de Química que atende os cursos de Engenharia da UNIFEBE, sob a orientação da coordenadora de Engenharia Química Daniele Vasconcellos. Para a análise do material são seguidos parâmetros internacionais, utilizados por várias instituições para verificar se a água está própria para consumo.

“Quando os testes estão prontos, entregamos o resultado da análise aos proprietários. Também orientamos que esse trabalho seja repetido a cada seis meses ou um ano, para verificar se não há contaminação vindas de fontes externas”, explica a monitora Elisabete L. Debatin.

Durante a entrega dos resultados, a comunidade também recebe instruções de como tratar ou preservar a água e sua respectiva fonte.

“A água é de substancial valor para a vida do homem e de todas as espécies existentes. O consumo da água tratada e apropriada para o consumo direto relaciona-se com um dos mais relevantes fatores para a manutenção da saúde, assim como subsídio primordial na proteção e manutenção das doenças e qualidade de vida”, explica Daniele.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

UNIFEBE participa de Feira entre universidades brasileiras e americanas

06 de setembro de 2013