30 de novembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Laboratório para incubação de empresas é inaugurado na UNIFEBE

Espaço será utilizado por acadêmicos e empreendedores

Um espaço para fomentar a cultura empreendedora e a inovação entre a comunidade acadêmica e externa, este é a Incubadora Orla, o novo laboratório inaugurado nesta quarta-feira (29), pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

Com capacidade para 35 pessoas, a Incubadora Orla é um ambiente propício para a criação e prototipagem de ideias. As impressoras 3D e a laser CNC permitem que empreendedores materializem suas visões de forma rápida e precisa.

Além disso, o laboratório conta com uma lousa interativa, facilitando apresentações e discussões visuais. O espaço também oferece óculos de realidade virtual, que permitem testes imersivos de protótipos. A arquitetura moderna, com arquibancadas e mesas equipadas com computadores tornam o Orla um laboratório de metodologias ativas e de interação entre estudantes e empreendedores.

“O Orla é um ambiente pensado para estimular a educação empreendedora, dando suporte para o desenvolvimento de novos produtos e serviços inovadores. Mais que um laboratório para aprimoramento e prática dos nossos estudantes, ele é um espaço para a comunidade externa, que queira contar com a expertise da universidade para impulsionar os seus negócios”, enfatiza o gestor do Centro de Inovação de Brusque e
Região – 408lab e coordenador dos cursos de Administração, Gestão Comercial, Processos Gerenciais da UNIFEBE, professor Günther Lother Pertschy.

Para a execução de um laboratório incubadora, a UNIFEBE recebeu recurso do Governo do Estado, por meio do edital de Pesquisa da Fapesc, órgão responsável por fomentar, incentivar e fortalecer o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação em Santa Catarina.

“Para nós é uma honra prestigiar a inauguração deste espaço que contribuirá ainda mais para que a UNIFEBE seja promotora do empreendedorismo, da ciência, da inovação, e que, como universidade comunitária, continue impulsionando a transformação e o crescimento do nosso estado”, enalteceu o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.

Antes de oficializar a inauguração, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, parabenizou a todos por mais um marco no ano de Jubileu de Ouro da instituição. O laboratório, com nome Orla, homenageia o fundador da Febe, padre Orlando Maria Murphy. “Este foi um ano festivo, de muitas conquistas e materializar a entrega de mais um laboratório é motivo de celebração. Somos um povo genuinamente empreendedor e ao inaugurar este espaço de conhecimento, enfatizamos nosso compromisso de contribuir efetivamente com o desenvolvimento do nosso estado”, concluiu a reitora.

O evento de inauguração da Incubadora Orla contou com a presença do presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, da diretora de Ciência e Tecnologia e Inovação, Valeska Tratsk, do assessor de Relações Institucionais e Governamentais do Sistemas Acafe, Adriano Rodrigues, do presidente da Câmara de Vereadores de Guabiruba, Waldemar Dalbosco, do diretor da Câmara de Vereadores de Guabiruba, Alexandre Mathias Kohler, da diretora do Senac, Lucimara Vieira Nass, da coordenadora educacional do Senac, Sandra Tavares, e do presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura – ACIC, Valdir Riffel.

UNIFEBE promove tarde de lazer a grupo de idosas na Villa Renaux

UNIFEBE promove tarde de lazer a grupo de idosas na Villa Renaux

17 de maio de 2018
Artigo desenvolvido por estudante de Pós-Graduação é publicado em revista nacional do segmento têxtil