notícias colégio
Notícias
17 de fevereiro de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

LACEDH da UNIFEBE organiza exposição de fotos em homenagem às vítimas do Holocausto

Imagens do campo de concentração de Auschwitz e da cidade de Nuremberg foram expostas no átrio do Bloco A

O Laboratório de Cidadania, Educação e Direitos Humanos (LACEDH), da UNIFEBE, organizou na última semana uma exposição de fotos no átrio do Bloco A em homenagem às vítimas do Holocausto.

As imagens eram de autoria da professora Rosemari Glatz, reitora da UNIFEBE, que visitou o Campo de Concentração de Auschwitz, na Polônia e do professor Rogério Ristow, do curso de Direito, que esteve na cidade de Nuremberg, na Alemanha, conhecida por ter sido a localização de inúmeros comícios do Partido Nazista (as Reuniões de Nuremberg), assim como pelos Julgamentos de Nuremberg após a Segunda Guerra Mundial, nos quais foram sentenciados os criminosos de guerra da Alemanha Nazista.

O professor Rogério Ristow conta que a visita à Nuremberg foi emblemática pela importância histórica do município alemão. “Nessa cidade, infelizmente, o Terceiro Reich aprovou muitas leis antissemitas e racistas. Pude visitar locais marcantes como o Tribunal de Nuremberg, que está preservado desde 1945, quando foi formado pelos aliados ao vencer a guerra e também um dos maiores museus de documentação nazista, que conta com obras e objetos para pesquisas”, relembra.

“No último dia 27 de janeiro, se completaram 78 anos da libertação das pessoas que estavam confinadas no campo de Auschwitz. Estive lá e é um local onde as edificações estão conservadas. É impossível circular pelo campo sem se sensibilizar com esse triste momento que a humanidade viveu”, relata a professora Rosemari.

As fotos da exposição mostram detalhes de Auschwitz, como objetos das vítimas, locais em condições precárias onde as pessoas ficavam confinadas, espaços utilizados para trabalhos forçados e espaços destinados ao extermínio dos perseguidos pelo regime nazista. “Nessa exposição, as pessoas podem conhecer de uma forma mais detalhada, por meios das imagens, essa página deplorável da história e que nos deixa tantas reflexões”, finaliza a reitora da UNIFEBE.

O documentário “Memória e Educação: o Holocausto” traz mais detalhes sobre a exposição. A obra conta com entrevistas com profissionais da instituição, como a reitora Rosemari Glatz, o professor Sidnei Gripa, Pró-Reitor de Graduação, a professora Edinéia Pereira da Silva, Pró-Reitora de Pós-Graudação, Pesquisa, Extensão e Cultura, a professora e artista plástica Silvia Teske, a professora Ana Selma Moreira, o professor Rogério Ristow, além do Dr. David Prazeres, presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de Santa Catarina (Aacrimesc).

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Chamada para Submissão de Artigos – Revista da Unifebe nº 05 – Edição 2007

Chamada para Submissão de Artigos – Revista da Unifebe nº 05 – Edição 2007


29 de março de 2007
Acadêmicos de Pedagogia expõem trabalhos na Unifebe

Acadêmicos de Pedagogia expõem trabalhos na Unifebe


07 de dezembro de 2011
UNIFEBE e Prefeitura firmam parceria para implantação do projeto Brusque Solidária

UNIFEBE e Prefeitura firmam parceria para implantação do projeto Brusque Solidária


04 de dezembro de 2014
Skip to content