06 de junho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Liga Acadêmica de Anatomia Clínica e Aplicada promove aula prática de suturas

Membros da Liga Acadêmica aprenderam quatro modalidades diferentes de suturas.

Com o intuito de aprimorar o conhecimento prático dos futuros médicos, a Liga Acadêmica de Anatomia Clínica e Aplicada – LAACA UNIFEBE realizou na última quinta-feira, dia 1º de junho, um workshop sobre suturas. A aula prática, sobre o procedimento feito para fechar uma incisão na pele, foi ministrada pela Analista de Laboratório de Anatomia, Thainá Sarah Dematé, e pelo acadêmico de Medicina e Monitor do Laboratório de Anatomia, Matheus Ferreira de Moraes.

Logo no início da atividade, os ligantes tiveram uma aula introdutória a respeito da anatomia da pele e como ocorre o processo de lesão até a cicatrização. “Como a Liga é formada por estudantes de diversas fases do curso, é necessário que o aluno tenha um bom conhecimento sobre o procedimento para que ele saiba aplicar muito bem isso na prática. Nessa aula focamos a abordagem nos quatro tipos mais comumente utilizados. Popularmente conhecido como pontos, explicamos e treinamos as suturas Simples, Contínua, Donatti e Ponto em X”, elucida Thainá.

Além dos modelos, os estudantes aprenderam sobre os instrumentos e em qual etapa eles são utilizados durante o procedimento. Logo após o conteúdo teórico, os acadêmicos praticaram os quatro tipos de suturas diferentes. Divididos em grupos, eles puderam treinar em modelos sintéticos de pele e, logo em seguida, em língua de boi, já que a textura se aproxima da pele real de um ser humano.

“Por ser um procedimento bastante realizado ao longo de nossa atuação em hospitais, ambulatórios e estágios, propusemos uma atividade prática com o intuito de aprimorar essas habilidades. A aula prática é um dos recursos que a Liga Acadêmica busca proporcionar ao estudante, com o intuito de possibilitar que ele treine no Laboratório de Anatomia, a fim de obter técnicas e competências para avançar na formação médica”, complementa o acadêmico de Medicina e presidente da LAACA UNIFEBE, Ryan Lucas Bossa.

Confira as fotos da aula prática de suturas:

Deficientes visuais interagem em desfile de moda na Unifebe
Egresso