15 de março de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Magistrada de Blumenau palestra a acadêmicos de Direito da UNIFEBE

Juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres é conhecida pela agilidade e eficiência na resolução de casos

A juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, titular da 1ª Vara Cível da comarca de Blumenau, foi a convidada da Aula Inaugural do curso de Direito da UNIFEBE. A magistrada proferiu aos acadêmicos a palestra “O Papel do Juiz no Processo Civil Contemporâneo” em evento realizado no Bloco F.

A professora Anna Mattoso, coordenadora do curso, explica que a presença da juíza vai ao encontro do assunto “Inovação”, temática da Curricularização da Extensão desse semestre. “A doutora Quitéria é inovadora em sua atuação, já que tem a habilidade de lidar com as partes de forma humanizada e que busca agilizar as demandas jurídicas, transformando conflitos em soluções com a maior participação das partes envolvidas. É uma profissional com muito conhecimento e que já resolveu casos complexos, de maneira altamente eficaz”, assegura a coordenadora.

De acordo com a acadêmica Daniela Rodighero, a palestra evidenciou a necessidade da humanização na realização das tarefas das profissões que envolvem contato direto com o público. “A juíza Quitéria é uma mulher muito sábia e competente. Ela nos trouxe um olhar empático, que mostrou que a resolução de conflitos vai muito além de números de processos, já que estamos lidando com as vidas das pessoas. O cuidado com o próximo, que deveria ser o ‘normal’, vem se tornando cada vez mais incomum”, opina Daniela.

Já o estudante Quelvin Inacio Wisintainer considera que poder ter contato com uma magistrada com mais de 25 anos de atuação foi uma grande experiência em sua formação. “É uma profissional extremamente bem-sucedida e que sempre busca se aperfeiçoar cada vez mais, explorando diversas áreas do conhecimento. A trajetória da juíza serve de exemplo para todos os acadêmicos”, afirma Quelvin.

A palestrante

A juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres é graduada em Direito e, atualmente, graduanda em Psicologia.Concluiu os Cursos de Pós-Graduação “lato sensu” em: Direito Civil, pela UNIVALI, Direito Penal e Processual Penal , pela FURB, e Gestão e Controle no Setor Público (convênio UDESC/ESAG/TJSC) e, ainda, de Mestrado, área de concentração: instituições jurídico-políticas, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ingressou na Magistratura do Estado de Santa Catarina em 1998, e atualmente é magistrada em Blumenau. Leciona em Cursos de Pós-Graduação “lato sensu” e também na Escola da Magistratura. É instrutora certificada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em cursos de formação em Mediação Judicial.

Autora dos cursos on-line “Sentença Cível Descomplicada e Conciliação à Luz do NCPC”, e do livro “Vamos Conciliar? Elementos para o aprimoramento da desafiadora tarefa de intermediar a pacificação do conflito”.

Cursos de Nivelamento são ofertados gratuitamente pela UNIFEBE

Cursos de Nivelamento são ofertados gratuitamente pela UNIFEBE